Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Os 10 maiores fracassos da Apple de todos os tempos

Fracassos da AppleA história da Apple no mundo da tecnologia é um exemplo de sucesso. Poucas empresas conseguem chegar ao status que ela alcançou ao longo do tempo. Algumas até se tornam gigantes e ditam regras como Microsoft e IBM, por exemplo. Mas poucas conseguem ser admiradas como a Apple, que tem em seu CEO e fundador Steve Jobs uma espécie de mestre, mago, ou sei lá o quê.

O interessante é que muitas empresas precisam rebolar para vender seus produtos, fazendo campanhas de marketing enorme e, muitas vezes, vendendo seus produtos com margens apertadas. Com a Apple não é assim. Ela vende mais caro, e suas campanhas nem sempre são luxuosas e caras. Além disso, seus produtos são os mais caros e as pessoas fazem fila para comprá-los. Essa é a Apple.

No entanto nem sempre foi assim. A empresa comandada por Jobs tem muitos fracassos no currículo. Muitas apostas furadas. Antes de emplacar o iMac em 98 a empresa viu muitos de seus projetos naufragarem. Veja agora quais foram os 10 maiores fracassos da Apple.

1. Apple III

Em 1980 a empresa lançou o computador Apple III. Ele até que teve boas vendas, mas um problema de superaquecimento obrigou a Apple a fazer o recall de 14 mil unidades, o que acarretou no fracasso do produto.

Apple III
Apple III

2. Lisa

Lançado em 1983 o Lisa não tinha nenhum problema. Na verdade ele era até revolucionário, pois foi o primeiro do mundo a ter interface gráfica e mouse. O problema é que o computador, que levava o nome da filha de Steve Jobs era muito caro: 10 mil dólares. Talvez naquela época a Apple ainda não tivesse cacife para impor seus alto preços.

Apple Lisa

3. Macintosh Portable

Considerado o primeiro computador portátil da Apple, o trambolho não tinha nada de portátil. Alimentado por uma bateria comum de automóvel do tipo chumbo-ácido seu peso era de mais de 7 quilos.

4. Processador PowerPC

Antigamente os computadores Macintosh vinham com o processador PowerPC. Foi assim durante 14 anos até que a Apple desistiu de usá-los e adotou os da Intel.

Newton
Newton

5. Newton MessagePad

Em 92, a Apple bem que tentou emplacar um tablet como o iPad. Era o Newton. Vários motivos fizeram o gadget fracassar. Ele era caro. Seu sistema de reconhecimento de escrita não funcionava direito. E talvez ainda não fosse a hora. Enfim, foi uma boa tentativa que não deu certo. Tanto que Jobs tentou de novo com o iPad e conseguiu (e sem o sistema de reconhecimento de escrita, claro).









6. Macintosh TV

Quicktake
Quicktake
Em 93 a Apple tentou lançar outro produto inovador, que também não deu certo: o Macintosh TV, mistura de TV e computador. E tal como o Newton, não deu certo. O que não impediu de Jobs lançar a Apple TV anos mais tarde.

7. QuickTake 100

Se existe um produto da Apple que podíamos chamar de tosco era esse. Apesar de outra ideia inovadora para a época (94) a câmera digital da Apple não permitia a visualização das fotos tiradas e nem permitia que elas fossem apagadas.

Pippin
Pippin

8. Pippin

Proposta de micro barato da Apple, que também podia ser um console de jogos, mas que era caro demais para variar. Dizem que nunca foi lançado um jogo para ele.






9. Macintosh edição de 20o aniversário

Não havia nenhum problema com ele. Só era muito caro. Seu preço começou em quase 8 mil dólares e terminou, com poucas vendas, em 1995 dólares.

10. Power Mac G4 Cube

De todos os fracassos da Apple esse é o mais interessante, pois ele tinha um belo design para um computador. Mas adivinha qual foi o grande erro da Apple? O preço. Além do mais ele não vinha com monitor.

Comentários

  1. Tem imprecisões sérias nesse artigo.

    10. O Cube era uma CPU separada, igual ao Mac mini hoje. Existia um monitor que fazia jogo com ele. O problema do produto era a relação custo/benefício, não melhor que a de um iMac.

    9. O Mac do 20º aniversário era um produto de tiragem extremamente limitada. Isso impactou as vendas bem mais que o preço. Foi criado em 1997 e entregue com um ano de atraso.

    8. O Pippin não era produto da Apple, e sim da Bandai do Japão. A Apple entrou com o design.

    7. A QuickTake 100 era uma criatura da Kodak, a Apple emprestou o nome e o marketing.

    6. O Mac TV não tinha absolutamente nada a ver com o atual Apple TV. O Mac TV era um Mac com receptor de TV analógica embutido. O Apple TV é um set-top box de distribuição e armazenamento de programação para TV digital.

    4. O processador PowerPC não fracassou durante 14 anos. Foi bem-sucedido até 2003, quando a Motorola, um dos parceiros no desenvolvimento dos chips, começou a ratear, obrigando a Apple a procurar a Intel.

    2. O Lisa era caro, mas talvez o maior problema seja que as empresas da época ainda não tinham noção da utilidade de um computador para escritório com interface visual. No tempo do Lisa, a maioria achava que a linha de comando em modo texto era tudo o que se precisaria. Hoje quase todo mundo usa Windows, que não deixa de ser a mesma ideia em outra forma.

    No lugar dos fracassos que não são realmente fracassos, é fácil apontar alguns outros que foram: 1) Mouse redondo do iMac original; 2) PowerBook 5300, com a reputação chamuscada pelas suas baterias que podiam explodir; 3) iPod geração 2002-2003, com botões de toque que obrigavam a usar o aparelho encapado ou travado o tempo todo; 4) interface de vídeo digital ADC, usada em monitores Apple entre 2001 e 2003 e incompatível com qualquer outra coisa; 5) eWorld, tentativa de serviço online da Apple em 1995.

    ResponderExcluir
  2. Costumo dizer que, depois do iPod Classic, tudo começou a dar certo :)

    Sistema perfeito:

    Preço do Linux
    Compatibilidade do windows
    Software e Hardware dos Macs

    ResponderExcluir
  3. Lucas...

    um pc igual vc diz seria muito perfeito! Tão perfeito que matariam o cara que criou ele >.>

    ninguem iria querer trocar por outro, só consertar >.>

    ResponderExcluir
  4. O item 4 que o Mário falou tem uma informação equivocada.

    O chip do PowerPC era fornecido pela IBM. Alias, o novo processador RISC da IBM chama-se Power 7.

    ResponderExcluir
  5. O item 4 que o Mário falou não tem nenhuma informação equivocada. Os chips PowerPC eram fornecidos pela IBM e pela Motorola, dependendo do modelo. A última fornecedora de PPC para a Apple foi a IBM, nos Macs com processador G5.

    ResponderExcluir
  6. O PowerPc era excelente! Apanhei a transição para ele e foi tudo menos um fracasso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.