Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Microsoft: a hora e a vez do Windows Phone 7

A Microsoft apresentou oficialmente, o sistema operacional para smartphones Windows Phone 7. A empresa fundada por Bill Gates e atualmente comandada por Steve Ballmer espera recuperar o espaço perdido no segmento para empresas como a Apple.  O Windows Phone 7, vulgo WP7, é um SO totalmente novo. Não trata-se de uma melhoria do Windows Mobile 6.5, que perdeu terreno por ser lento e instável. Não, o WP7 foi reescrito do zero e traz uma série de novos recursos e, segundo Ballmer, é focado no usuário, não tratando-se do que ele pode fazer, mas sobre a maneira de como fazer.


A Microsoft quer que o usuário tenha um smartphone que ele possa olhar e dizer que é a sua cara. Que tem o seu jeito. Antigos defeitos do Windows Mobile foram consertados, como os botões pequenos, que tornavam difíceis o uso em telas sensíveis ao toque. E para bater de frente com o sistema operacional Android, do Google, e com o iOS, da Apple, o WP7 promete ser fácil de usar, e garantir que o usuário possa ter domínio de todas as funções do aparelho em pouco tempo.


Um dos detalhes que chamam à atenção está na tela capaz de exibir informações úteis mesmo quando o smartphone está bloqueado. Assim é possível ver eventos que estão na agenda mesmo com a tela bloqueada. Claro, que isso pode não ser bom para a privacidade. Mas que é útil, isso é.

Outra parte que recebeu consideráveis aperfeiçoamentos foi o aplicativo que controla a câmera, que agora carrega muito mais rápido que na versão anterior do sistema. A Microsoft também incorporou um recurso muito interessante que há em outros SOs e não tinha no Windows Mobile, o "copiar e colar".


Inicialmente nove aparelhos de diversas marcas devem chegar ao mercado com o novo sistema. Principalmente da HTC, Dell, LG e Samsung. Nada foi confirmado ainda sobre outras marcas como Nokia e Motorola. No caso da Nokia há rumores que a empresa poderia adotar o Windows Phone 7 caso o Symbian perca espaço. Já a Motorola parece focada mesmo é no Android.

O primeiros modelos chegam às lojas da Europa e Ásia dia 21 deste mês e em 8 de Novembro ao Estados Unidos. A Microsoft afirmou também que 60 operadoras de telefonia móvel de 30 países diferentes devem lançar smartphones com o Windows Phone 7 nos próximos 7 meses. Não há confirmação sobre o Brasil, mas é possível que alguns aparelhos com o WP7 desembarquem por aqui em breve.