Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Novos recursos do Android 3.0 Honeycomb

Daqui algumas semanas deve ser lançado a nova versão do sistema operacional Android. Entre as novidades devem estar alguns recursos presentes no iOS como o FaceTime. O sistema também deverá ganhar mais velocidade e inovar em sua interface. A verdade é que o Android 2.2, conhecido como Froyo ainda nem chegou à maioria dos smartphones e o Google já se prepara para lançar a versão 3.0 também chamada de Honeycomb.

Ainda não há uma data certa para o seu lançamento, mas isso não deve demorar. Os rumores indicam que a data está bem próxima. Assim, o Android 3.0 deverá ser o primeiro pronto para rodar satisfatoriamente em tablets. Entre as principais novidades da nova versão deve ser um recurso semelhante ao FaceTime, da Apple, que permitirá realizar chamadas de vídeo via wi-fi ou 3G.

O Android Honeycomb também promete acabar com a fragmentação da interface, que foi criticada há poucos dias por Steve Jobs. Hoje, muitos fabricantes tem sua própria interface do Android. Por exemplo, a HTC usa a Sense, a Motorola a Motoblur e a Sony Ericsson, a TimeScape. Se os rumores forem mesmo verdade, a partir da nova versão todos os Androids devem ter a mesma interface, como é com o iOs, da Apple.

Além, disso há poucos dias o Google contratou um ex-funcionário da Palm, o que pode indicar que o sistema incorpore alguma das ideias interessantes da interface do WebOS, principalmente  no que diz respeito à simplicidade e ao minimalismo.

Embora diga-se que o Android 3.0 vá rodar mais rápido, é preciso saber que como em qualquer software haverão implicações quanto ao hardware. Ou seja, o Android 3.0 até pode ser mais rápido, mas isso vai exigir mais memória, processadores de 1 Ghz e no mínimo 512 MB de RAM, além de uma tela de 3.5 polegadas ou maior, o que pode inviabilizar a atualização do sistema para smartphones mais antigos.