A revista TIME divulgou uma lista com os 100 maiores gadgets de todos os tempos segundo a votação dos seus leitores. O interessante é notar que lista tem algumas unanimidades e poucas surpresas. Alguém aí arrisca um palpite sobre qual é o primeiro item da lista e que pode ser considerado o maior gadget de todos tempos? Tenho certeza que muitos pensaram no iPhone.
Mas quem pensou, errou. o iPhone é um dos primeiros, claro. Ele ocupa a quinta posição. Não gostou? Tudo bem, eu também não. Mesmo assim, tenho certeza de que a maioria vai concordar com o primeiro colocado: o iPod, eleito com 1481 votos.
Agora o segundo colocado é uma surpresa: o Amazon Kindle. Mais uma vez: quem esperava outro produto da Apple, se enganou. O terceiro lugar também não é da Apple, mas sim da Nintendo com o Gameboy. agora, sim, vem outro gadget da empresa de Cupertino. Se não é o iPod, não é o iPhone... Então só pode ser o iPad. Bazinga! Para delírio dos apple-maníacos, dos cinco maiores gadgets da história, 3 são da Apple. Agora, cá para nós. Dada a importância de certos gadgets, não é um pouco de puxa-saquismo do pessoal em relação à companhia comandada por Steve Jobs?
Afinal, o mouse, por exemplo, um gadget que todo mundo usa, que não dá para viver sem, e considero um dos maiores inventos da história foi considerado apenas o número 17 na lista da TIMES. Outro invento revolucionário, o Motorola DynaTAC 8000x ficou apenas na posição 28. O quê, não conhece o DynaTAC 8000x? Tudo bem, eu explico: trata-se nada mais nada menos que o primeiro celular da história. O motivo para ele receber apenas 106 talvez tenha sido mesmo a falta de memória, o desconhecimento das pessoas.
Aliás, os mesmos que colocaram o Sony Discman D-50 na posição 27. Lembro que num tempo remoto, quando as pessoas nem sonhavam em ter um celular, o que mais se via na rua eram os Discman. Um detalhe que notei em relação à lista é que os primeiros lugares são ocupados por gadgets recentes, o que significa que muitos inventos não foram lembrados, e não foram votados, porque muita gente nunca ouviu falar deles.