Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como instalar aplicativos Java no celular

Muitos donos de celular compram os aparelhos e não tem a menor ideia de como instalar aplicativos e jogos no seu aparelho. Estou falando principalmente de modelos com sistema Java ME. É bom dizer para quem não sabe qual o sistema operacional do seu celular que a maioria dos celulares vendidos por aí, ou são Java ou são Symbian (estou falando de celulares e não de smartphones).


No caso do Symbian a maioria é da Nokia, mas também é possível encontrar outros modelos de várias marcas com esse sistema como o Sony Ericsson Vivaz. Um detalhe para descobrir qual é o SO do aparelho é ir até um site como o Softonic ou o GetJar é só escolher a marca e o modelo que o site mostrará os aplicativos disponíveis para ele. Para quem costuma baixar aplicativos e jogos de outras fontes, dê uma olhada no manual do celular.
Aplicativos para celular

Modelos da Samsung, LG e Motorola, por exemplo, normalmente dizem que o sistema operacional é "proprietário". Na prática é Java ME mesmo. E caso não seja dê uma olhada no manual se ele tem suporte à Java. Normalmente os aparelhos mais novos tem. Celulares fabricados na China, os chamados HiPhones e MPx da vida também são Java.

Agora se você sabe que o seu celular tem mesmo o sistema operacional JavaME a maneira como instala os aplicativos nele vai variar. É claro que estou do caso em que se baixa um jogo no PC e se deseja copiar para celular. Normalmente é só copiar os arquivos jar ou jad para alguma pasta dentro do celular usando o programa de gerenciamento que normalmente vem no CD de instalação do aparelho. No caso da Nokia, por exemplo, é o Nokia PC Suite.