Porque troquei o Windows 8 pelo Ubuntu 12.10

Tramamento WindowsHá alguns dias instalei o Windows 8 no meu computador. Confesso que não sou fã de quase nada que a Microsoft faz. Nunca gostei do Windows, do Word e dos demais softwares desenvolvidos pela empresa americana. Acho tudo uma grande porcaria. Ao conhecer o Windows 8, tive de me render e disse: ei, essa é a primeira versão do Windows que dá vontade de usar. Com certeza trata-se da melhor versão do sistema operacional já lançado em seus 27 anos de história. No entanto, bastaram alguns dias de uso para eu me convencer de que a gente não deve se iludir com um rosto bonito.

Por baixo da sua bela interface de ladrilhos, o Windows 8 é a mesma porcaria de sempre, cheia de bugs e travamentos. Apesar de gostar mais da Apple e do Linux, eu juro, bem que tentei usar o sistema operacional. Fiquei bem contente com toda a integração que ele possui, onde é possível conferir notícias do mundo todo, visualizar fotos, ouvir música e jogar, tudo ao mesmo tempo. Não gostei do fato do Windows 8 não trazer suporte à DVD e pelo fato de algumas funções básicas como o prompt de comando e a janela "Executar" estarem escondidas. Mas achei legal poder procurar coisas novas na Windows Store (apesar da pouca quantidade ainda de aplicativos e jogos) e da interface minimalista do Internet Explorer 10. Enfim, eu estava bem feliz com o novo Windows até o momento em que ele travou pela primeira vez.

Sim, o Windows 8, como todas as versões anteriores do sistema trava. E trava muito. Na primeira vez que aconteceu tentei ignorar lembrando daquela máxima da Marta Suplicy: "se o estupro é inevitável, relaxa e goza". Ou então como diria Kleber Bambam: "faz parte". Sim, faz parte. O fato do Windows não prestar faz parte. Então, apertei o botão de reset e recomecei. Poucos minutos de uso depois e... novo travamento. Notei que o problema ocorreu depois de conectar um adaptador Wi-Fi na porta USB dianteira do PC. Então, troquei a porta dianteira pela traseira. Durante algum tempo, tudo parecia bem. Então, de repente, a tela ficou preta e tudo de responder. O interessante é que a música que eu estava ouvindo continuou tocando.

Pesquisei na internet e descobri que tem muita gente reclamando dos travamentos do Windows 8 e não há muita informação sobre isso na internet. Descobri que muita gente tem colocado a culpa no Google Chrome, o que é mia verdade. Experimentei usar o Internet Explorer em vez do navegador do Google e, mesmo assim, o Windows 8 travou. Por outro lado, verifiquei que desativando o Flash no Chrome tanto no Windows XP como no Linux ajuda. Mas isso não foi suficiente para acabar com os problemas no Windows 8.

Assim, como já havia feito com o Windows XP, peguei o DVD do Ubuntu 12.10 que eu havia baixado pela internet e queimado antes de instalar o Windows e coloquei-o no drive e reiniciei o computador e selecionei a opção "Instalar o Ubuntu 12.10". Quando ele perguntou se eu desejava instalar o Ubuntu ao lado do Windows 8 respondi "não" e cliquei em "Substitua o Windows 8 pelo Ubuntu 12.10". Fiz isso sem pestanejar e com a certeza de que nunca mais vou usar o Windows de novo. Só espero que o Ubuntu não tenha mesmo um spyware embutido como andam dizendo por aí. Senão vou ter que escolher outra distribuição Linux.