Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Gradiente desafia Apple e lança seu próprio iPhone

Gradiente IPHONEA fabricante brasileira Gradiente está dando o que falar nas redes sociais. A empresa acabou anunciar seus próprios smartphones com a marca IPHONE. O primeiro modelo a chegar ao mercado é o Neo One, um aparelho Android. Ele será vendido por 600 reais ou seja, 1/4 do valor de um iPhone 5, que foi lançado no Brasil na semana passada e custa até 2.400 reais desbloqueado. O lançamento pegou muita gente de surpresa, e a pergunta que fica é: como pode? A questão, aparentemente, é bem simples.

Segundo informações divulgadas na internet por diversas fontes, a IGB Eletrônica, dona da marca Gradiente é a detentora da marca IPHONE no Brasil até 2018. Aliás, a empresa diz que é detentora exclusiva da marca. É claro que a polêmica está no ar. Seja como for, o fato é que a empresa brasileira teria informado ao jornal O Estado de S. Paulo que ganhou o registro da marca no dia 2 de Janeiro de 2008, pouco depois do lançamento do iPhone da Apple nos EUA. Mas o pedido do registro de patente por parte da IGB junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) teria sido feito ainda no ano 2000. Ou seja, bem antes da Apple pensar em lançar o iPhone.

Eugênio Emílio Staub, presidente do conselho de administração e da diretoria da IGB, explicou porque a empresa decidiu se valer dos seus direitos de uso a marca só agora. Em nota, ele afirmou que a empresa estava passando por um período de reestruturação, e que em 2012 a empresa voltou ao mercado com toda a força depois do anúncio da Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), responsável pelo arrendamento e gestão das marcas da Gradiente.

Essa retomada do mercado inclui o lançamento de diversos produtos no mercado para 2013 como  celulares, tablets, aparelhos de áudio e vídeo, máquinas fotográficas, monitores, entre outros. A empresa ainda fez questão de ressaltar que foi a primeira a lançar um smartphone no mercado brasileiro em 2004 chamado de Partner. Num vídeo publicado no You Tube a empresa explica como o seu iPhone foi criado.

Agora, resta saber o que a Apple fará à respeito disso. Será que a gigante americana vai aceitar calada ou tomará alguma providência em relação à sua marca? A gradiente, por sua vez, divulgou que buscará na justiça os seus direitos. Pelo jeito essa briga promete.