A situação da TIM não anda nada boa no mercado. Depois de ter sido proibida de vender novas linhas de celular e planos de internet (ao lado da Oi e da Claro) pela Anatel, agora a operadora de telefonia móvel sofre com a acusação de que estaria derrubando as ligações dos clientes do plano Infinity propositalmente. A informação é do jornal Folha de São Paulo com base num relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações.
Basicamente a agência reguladora brasileira acusa a operadora de provocar a queda da ligação de propósito. A Anatel verificou que a taxa de queda nas ligações é 4 vez maior para quem utiliza o plano Infinity em comparação aos clientes de outros planos. Nesse plano, o cliente não paga pelo tempo da chamada e, sim, um valor fixo (25 centavos) por cada chamada. Assim, por conta disso, em apenas um dia o órgão do governo constatou que a empresa derrubou mais de 8 milhões de ligações resultando num lucro extra de 4,3 milhões de reais para operadora.
Contra isso a TIM se defende afirmando que não é bem assim. A empresa enviou dados à Anatel que mostrariam exatamente o contrário, ou seja, que na verdade o número de quedas nas ligações dos clientes do plano Infinity diminuíram. No entanto a agência contesta a informação e afirma que a operadora teria adulterado os dados para encaixar seus indicadores nos valores exigidos pela Anatel. Segundo a agência a empresa simplesmente teria excluído dados de milhares de ligações dos seus relatórios.
Diante disso o Ministério Público do Paraná deve pedir a suspensão das vendas da TIM no estado. O MP também quer que a operadora efetue o ressarcimento dos valores pagos a mais pelos clientes no Paraná, além de pedir que a empresa pague uma indenização por danos morais coletivos.
Basicamente a agência reguladora brasileira acusa a operadora de provocar a queda da ligação de propósito. A Anatel verificou que a taxa de queda nas ligações é 4 vez maior para quem utiliza o plano Infinity em comparação aos clientes de outros planos. Nesse plano, o cliente não paga pelo tempo da chamada e, sim, um valor fixo (25 centavos) por cada chamada. Assim, por conta disso, em apenas um dia o órgão do governo constatou que a empresa derrubou mais de 8 milhões de ligações resultando num lucro extra de 4,3 milhões de reais para operadora.
Contra isso a TIM se defende afirmando que não é bem assim. A empresa enviou dados à Anatel que mostrariam exatamente o contrário, ou seja, que na verdade o número de quedas nas ligações dos clientes do plano Infinity diminuíram. No entanto a agência contesta a informação e afirma que a operadora teria adulterado os dados para encaixar seus indicadores nos valores exigidos pela Anatel. Segundo a agência a empresa simplesmente teria excluído dados de milhares de ligações dos seus relatórios.
Diante disso o Ministério Público do Paraná deve pedir a suspensão das vendas da TIM no estado. O MP também quer que a operadora efetue o ressarcimento dos valores pagos a mais pelos clientes no Paraná, além de pedir que a empresa pague uma indenização por danos morais coletivos.
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