A Receita Federal anunciou que os contribuintes já podem fazer o CPF (Cadastro de Pessoa Física) de graça pela internet. A novidade já está disponível no site da receita, segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso. Quem pretende pedir o documento online deve ser maior de 25 anos e preencher um formulários com seus dados completos, o que inclui nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.
Se tudo estiver correto o sistema vai gerar o número do CPF automaticamente. Para evitar fraudes e outros problemas relacionados ao cadastro, a Receita Federal cruza os dados do contribuinte com outras bases de dados do governo. Caso ocorra algum problema ou inconsistência nos dados informados o cidadão deverá procurar uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para efetuar o cadastro. Mas nesse caso será necessário pagar o valor de R$ 5,70.
Depois da inscrição ser validada o usuário deve anotar suas informações e imprimir o comprovante da inscrição. Caso perca o número, não será permitida fazer o cadastro novamente pela internet. Para recuperar os dados o contribuinte terá de se dirigir a uma agência da Receita Federal para explicar a situação e realizar a regularização. A receita estima que 200 mil pessoas por mês deverão fazer o CPF pela internet.