Pular para o conteúdo principal

Não ter perfil no Facebook pode diminuir a chance de conseguir um emprego

Perfil no FacebookSe você está procurando um emprego e usa a internet para encontrar vagas em grandes empresas (incluindo aí os programas de estágio e trainee) provavelmente deve ter um ou mais perfis nas redes sociais mais populares como Facebook, Twitter, Google Plus ou Linkedin, entre outros. Pelo menos é isso o que os profissionais de RH e recrutadores das empresas esperam. Uma reportagem publicada num jornal britânico alerta: não ter um perfil nos sites acima pode diminuir a chance de ser contratado para um novo emprego.

Essa afirmação pode parecer estranha, mas não é. Afinal, só Facebook tem quase 1 bilhão de usuários no mundo todo. E não estar entre eles pode ser visto como um mau sinal para empresas. Estar conectado é visto como algo essencial hoje em dia. Algo natural num mundo onde a internet é usada como ferramenta para a comunicação, diversão e trabalho. Parece que não estar cadastrado em alguma das grandes redes sociais é encarado pelas empresas como algo negativo.

A ausência em redes sociais como o Facebook pode ser sinal de um comportamento inadequado pela pessoa. Os recrutadores estão tentados à imaginar que se o usuário não tem perfil é porque ele pode ter sido banido por alguma razão, talvez um comportamento inadequado. Se isso parece exagerado, é bom lembrar que a revista alemã Der Taggspiegel publicou uma reportagem aonde destaca para o fato de que dois psicopatas autores de massacres (o norueguês Anders Behring Breivik e o americano James Holmes) não tinham perfis em rede sociais populares.

Claro que isso não significa que estar ausente do mundo online seja sinal de algum desvio de caráter. No entanto, vivemos num mundo onde o real e o virtual se misturam. É preciso estar atento aos atos cometidos tanto dentro quanto fora da internet. O fato é que as empresas estão de olho no que o candidato à vaga de emprego está fazendo. Num mercado concorrido qualquer deslize pode ser desculpa para as companhias descartarem um candidato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento: celular ZTE Barbie R228 Escola de Princesas

Depois da Disney chegou a vez da Mattel lançar seu celular customizado. Em parceria com a ZTE , a empresa lançou o celular Barbie R228 . É claro que as meninas vão amar o aparelho que, além de ser dual-chip, tem visual todo em rosa e vem recheado de conteúdo relativo à Barbie e ao filme  "Escola de Princesas". E o que é melhor: o celular está à venda no Brasil.

Como desbloquear o celular Samsung GT-E1085 da Claro

O celular Samsung GT-E1085 é um aparelho muito simples, com funções básicas. Seu único luxo, por assim dizer, é o rádio FM. Trata-se de um modelo Dual-Band, o que significa dizer que se ele vier com um chip da Claro, mesmo depois desbloqueado não vai funcionar com a Vivo, apenas com Oi e TIM. Dito isso, vamos lá.

Como inserir o código de desbloqueio na maioria dos celulares

Segue um pequeno manual sobre como Inserir o Código de Desbloqueio na maioria dos celulares e smartphones existentes. Abrange diversas marcas como Motorola, Nokia, LG, Samsung, Sony Ericsson, etc. Já para quem quer informações sobre como inserir o código de desbloqueio em celulares ZTE veja esse outro post . Se a você ainda não sabe como obter o código para desbloquear seu celular, dê uma olhada no site em várias matérias já publicadas sobre o assunto.