Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Há 40 anos era feita a primeira ligação usando um celular

Martin CooperO dia 3 de Abril é um dos mais importantes da história da tecnologia. Foi nessa data há 40 anos, em 1973, que foi feita a primeira ligação a partir de um telefone celular no mundo. O protagonista dessa história foi um simpático senhor de cabelos e barba grisalhos que surpreendeu o mundo naquele dia ao desfilar pelas ruas de Nova Iorque carregando um estranho objeto em forma de telefona. Muita gente nem se deu conta, mas ele usava o aparelho para falar com uma pessoa em outro ponto da cidade. E aproveitava para realizar uma pequena vingança particular.

O homem que fez a primeira ligação de um celular da história chama-se Martin Cooper. E o celular usado por ele foi o DynaTAC. O telefone foi desenvolvido pelo engenheiro nos laboratórios de Motorola, mais especificamente pela divisão de sistemas de comunicação da empresa, chefiada por ele. No total foram gastos mais de 15 anos de desenvolvimento e pesquisa. Nesse tempo todo a companhia americana investiu 150 milhões de dólares no projeto.

O DynaTAC 8000X foi lançado em 1983, portanto 10 anos depois daquele dia histórico. O primeiro celular custava a bagatela de 4 mil dólares. Ele era grande e pesava mais de 1 quilo. Não e à toa que o aparelho acabou conhecido pelo apelido de "Tijolão". Aliás, nos primeiros anos os aparelhos era realmente grandes e pesados. Felizmente as gerações futuras do DynaTac foram tornando-se cada vez mais leves e menores.
DynaTAC 8000X

Agora, quer saber para quem o dr. Martin Cooper ligou naquele dia e o que ele disse na primeira ligação? Reza a lenda que ele ligou para o seu rival, o dr. Joel S. Engel, chefe da Bell Labs. Ele teria dito: "Joel, aqui é o Marty. Estou te ligando de um telefone celular, um verdadeiro telefone portátil celular de mão". Tratava-se, claro, de uma ironia. Ele disse mais: "Estou ligando para você para saber se minha voz está clara aí do outro lado da linha".

Uma curiosidade: quando o iPhone foi lançado em 2007, Cooper considerou o smartphone complicado de usar.

Comentários