Pular para o conteúdo principal

Cientistas desenvolvem os óculos de "Lie To Me"

A série "Lie To Me" conta a história de uma agência ainda especialistas em linguagem corporal ajudam a desvendar crimes e solucionar problemas. Para isso eles precisam analisar as expressões faciais das pessoas e descobrir se elas estão mentindo ou se falam a verdade. Na vida real, isso não só é possível como tem até gente desenvolvendo dispositivos capazes de desvendar as reações das pessoas ao analisar as suas expressões.


De acordo com informações do site The Next Web pesquisadores estão desenvolvendo um óculos capaz de ler as expressões faciais de uma pessoa e decifrá-las. O óculos também poderia captar as variações de voz, batimentos cardíacos, o rubor a pele. Através dele, qualquer pessoas que não seja especialista nesta técnica poderia analisar a reação de uma pessoa numa conversa, por exemplo, e saber como ela está reagindo. Ou seja, se ela está interessada, entediada ou está rejeitando uma informação.


Empresas também poderiam utilizar o impacto de suas campanhas publicitárias e descobrir se os consumidores realmente recebem um produto com entusiasmo sem seque precisar perguntar. Enfim, as aplicações são muitas. A tecnologia de leitura das micro-expressões faciais foi desenvolvida nos anos 70 pelo cientista Paul Ekman. Na série americana "Lie To Me", o protagonista Carl Lightman é claramente inspirado em Ekman. Quanto aos óculos, não há informações de quando eles começarão a ser vendidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .