Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Qual é o melhor netbook do mercado?

Responder essa pergunta não é fácil, pois decidir qual é o melhor netbook do mercado depende de uma série de fatores. Não é apenas uma questão de dizer qual é o melhor. Pra mim, a questão é qual é o melhor para o uso que você vai fazer dele. Quer dizer, na hora de escolher um modelo de netbook você deve fazer algumas perguntas, e você deve saber as respostas para elas.


Por exemplo: você vai usar o netbook em casa, na escola ou no trabalho? Você precisa de um equipamento para navegar na internet, fazer pesquisas, ouvir música? Ou necessita de uma máquina capaz de rodar programas pesados como o Photoshop? Ou ainda, você precisa de um computador apenas para digitar textos? Qual o uso que você dará à ele?


A minha intenção é tentar responder algumas dessas perguntas. Não tenho a intenção de elaborar um guia definitivo, vou tentar apenas traçar um panorama geral e você é quem deve decidir qual é o melhor netbook. O melhor netbook para você, para o uso que você dará à ele. Como complemento você também pode conferir este post com dicas para comprar um notebook.

Em primeiro lugar, é preciso saber que um netbook é um computador portátil, criado para executar coisas simples. É claro que, com a evolução dos equipamentos acabou-se criando algumas categoria de netbooks mais robustos. Mas em geral, netbooks são feitos para executar tarefas como navegar na internet, ler e-mails, acessar redes sociais, digitar textos, ouvir música, visualizar fotos.

A maioria dos netbooks tem telas muito pequenas. Telas entre 7 e 10, no máximo 12 polegadas. O mesmo deve ser dito sobre o os teclados, minúsculos, com pouco espaço. A memória também é mínima, suficiente para rodar programas básicos. Isso inclui a memória RAM e o espaço em "disco".

A configuração típica de um netbook é essa: tela de 10 polegadas, processador Atom N270 de 1,66 Ghz, HD (ou SSD) de 160 até 320 GB, memória RAM entre 512 MB e 2 GB, webcam de 1.3 MP, 2 portas USB, leitor de cartões, placa de vídeo integrada, bluetooth, wi-fi. Em geral não há leitor/gravador de CD/DVD.

Se você ficou viajando e não entendeu o que significa as siglas acima (RAM, SSD, HD, etc) leia este post antes de continuar. Na hora de escolher, portanto, é preciso estar atento à certos detalhes. Se você apenas pretende navegar na internet, pode optar por um netbook que venha com o modem 3G embutido como é o caso do Dell Inspiron Mini 10.

Já se você digita muito, precisa de um netbook com boa ergonomia, com teclado com teclas maiores e com mais espaço. Nesse caso há duas opções. Uma mais acessível, o Samsung NC10 e outra, a linha Sony Vaio, bem mais cara. Ou, se se você vai trabalhar digitando, como eu, o melhor é um notebook mesmo.

Agora, digamos que você viaje muito e precise de um netbook leve e com bastante mobilidade apenas para pesquisar na internet, acessar e-mails, manter-se conectado. Nesse caso vale as duas regras acima: procure um modelo com modem já embutido e um teclado espaçoso. Além disso, acrescente 2 coisas: uma tela um pouco maior e um drive SSD. A tela maior é, claro, por causa do conforto visual, você pode optar por ela ou  não. Um modelo com essas características é o Asus Eee PC 1201HA.

Eu inclui a escolha por um drive SSD por uma questão de segurança, já que eles são menos sensíveis e suportam quedas sem se danificar, ao contrário dos HDs. Para quem viaja muito, essa pode ser uma característica muito útil. Outra opção também é escolher um modelo com G sensor, que trava o disco rígido em caso de queda, prevenindo problemas, e perda de dados.

Outro item importante para quem passa muito tempo na rua é a duração da bateria. Em geral, os netbooks dão um show nesse quesito. Ainda mais com novos processadores Intel de baixa voltagem (ULV). Um modelo que promete cerca de dez horas de autonomia é o HP Mini 210-1030NR.

Agora, quem trabalha com edição de imagens ou de vídeo, ou ainda com mixagens de sons, trabalham com programação, diagramação, criação de páginas para a internet, animações em Flash, e qualquer outro trabalho que exija rodar software pesados como o Adobe Flash ou o Dreamweaver, o Photoshop, o Indesign, Visual Studio, Delphi, etc netbooks não são nem um pouco indicados. Mesmo aqueles um pouco maiores. Mas se você quiser arriscar, escolha um com a melhor configuração possível. Uma opção é o Sony Vaio X111KB.

Enfim, preste atenção no sistema operacional. Hoje em dia é muito comum os netbooks saírem de fábrica com o Windows 7 Starter. Esse sistema da Microsoft é muito limitado. E o motivo é que o equipamento pode simplesmente não rodar outro SO. Se possível fuja dele. Procure um modelo com no mínimo 2 GB de memória RAM que venha com o Windows 7 Home Basic ou  Home Premium.