Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Celulares - Pequeno glossário sobre termos técnicos

No dia-a-dia enquanto navegamos pela internet nos deparamos com expressões estranhas. Principalmente no mundo da tecnologia, que abrange produtos como celulares, smartphones, notebooks, tablets, etc. Pensando nisso resolvi criar um pequeno glossário de termos para quem tem um celular e deseja saber um pouco mais sobre eles. Vale lembrar que tratam-se de expressões normalmente em inglês. No entanto, nada que uma explicação não resolva. Então, vamos lá.


BOOTLOADER


Essa explicação vale tanto para donos de celulares, smartphones ou tablets. BootLoader é o primeiro passo do início do sistema. Uma espécie de Bios do celular. Existem vários modelos de BootLoader que varia de modelo para modelo.

FIRMWARE


Firmware é o software utilizado para realizar a integração entre o hardware e o sistema operacional. Na maioria das vezes quando um celular dá algum tipo de pane, pode ter certeza que jogando o Firmware novamente por cima ele volta a funcionar.

FLASH


É o sistema Operacional do celular, assim como existem os sistemas operacionais para os computadores tais como: Windows XP, Mac OS, etc, existem também para os celulares. O Flash possui todas as definições do aparelho, as quais podemos citar: Linguagem de interpretação (algorítimo), o próprio FLEX que veremos abaixo e outros.

FLEX


Pacote de configuração das operadoras, tais como: ícones, configurações WAP, atalhos e nomes proprietários vinculados como por exemplo: TIM Câmera, Oi Sons, Claro WAP e por ai vai...

IMEI


IMEI é a identidade do seu celular, assim como você tem o seu CPF o celular tem o IMEI, quando você liga seu celular ele envia um sinal a sua operadora dizendo que foi ligado tal hora, em tal lugar e em qual serial foi ligado. Assim, se seu celular for roubado você poderá bloqueá-lo, sendo assim, seu serial será bloqueado no sistema da operadora em questão. Hoje em dia as operadoras mantém um tipo de cadastro único, então se você bloquear por exemplo seu Chip de uma operadora X, ele também será bloqueado pela operadora Y.

Para saber seu IMEI digite no seu celular *#06#

Guarde este Número pois com ele, você pode ligar para a sua operadora e mandar bloquear o celular quando for roubado.


P2K


Espécie de protocolo de comunicação entre os celulares, existem outros tais como o ACER e ODM, porém a maioria ou quase todos os programas que vamos utilizar em nosso livro será usado o padrão P2K.

PDS


Personal Data Storage. É onde está contido as informações de segurança do celular, ou seja: o bloqueio das operadoras.

SEEM


Para quem conhece os arquivos .dll do Windows vai entender. Seem é como se fosse arquivos .dll, a Seem é extraída da Flex onde você pode alterar diversas coisas, tais como: Sons, Menus, Imagens, Habilitar o Java e muitas outras coisas.

Comentários