Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Microsoft enfrenta disputa de patente por interface do Windows 8

O Windows 8 mal chegou ao mercado e a Microsoft já enfrenta problemas por causa do sistema operacional. De acordo com o caderno Tec do jornal Folha de São Paulo, a empresa americana está processada por uma companhia chamada SurfCast. A alegação é de que a interface do novo Windows infringe patentes obtidas em 2004 referentes aos chamados "live tiles" ou blocos dinâmicos, presentes também no Windows Phone 7.5 e 8.

Na reprodução abaixo é possível ver que a patente da empresa se baseia no mesmo sistema da Microsoft. Nele os blocos representam não só os ícones (atalhos) dos aplicativos como também são capazes de exibir vários tipos de informações como mensagens de e-mail, atualizações de redes sociais e previsão do tempo, entre outras. Segundo a Folha o registro das patentes das "live tiles" da Microsoft datam de Abril de 2011. De acordo com o jornal o registro da Microsoft "lista a patente da SurfCast como uma das obras que a antecederam".

Por conta dessa violação, a SurfCast está pedindo indenização para a Microsoft, alegando que a empresa infringiu suas patentes de forma deliberada de forma direta e indireta. O valor da indenização exigida não foi informado. No entanto, por se tratar de uma empresa desconhecida é possível que tudo seja resolvido com um acordo. A chance de haja uma guerra de patentes como a que Apple e a Samsung travou é pequena.