Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nokia apresenta o HERE, seu novo sistema de mapas

Nokia HEREA Nokia lançou ontem seu novo sistema de mapas, batizado de HERE ("aqui", em inglês). Depois do fiasco com o serviço de mapas da Apple no iOS 6, a companhia finlandesa deve aproveitar a oportunidade deixada pela gigante de Cupertino para ampliar sua presença no mercado de smartphones e tablets. E não só na plataforma da Microsoft, o Windows Phone, utilizada na sua linha Lumia. O aplicativo de mapas da Nokia deve ser lançado nas próximas semanas para iOS e Android e será totalmente gratuito. A versão para Windows Phone e PC já está disponível.

O HERE foi desenvolvido em HTML5, linguagem que vem substituindo outras plataformas de desenvolvimento para web por conta da sua flexibilidade. Assim o serviço de mapas da Nokia pode ser compatível com vários sistema operacionais ao mesmo tempo. Entre eles estará o Firefox OS, que também baseado no HTML5. A parceria da companhia finlandesa com Mozilla, empresa responsável pelo navegador Firefox, faz parte da estratégia da Nokia no mercado móvel. O Firefox, assim como o Android, foi concebido para rodar em smartphones e tablets, devendo ser lançado no ano que vem.

Em 2013 a Nokia deverá lançar o SDK (kit de desenvolvimento) do HERE para Android. Isso permitirá que os programadores incorporem o sistema de mapas da Nokia em seus aplicativos para a plataforma do Google. Segundo a empresa o seu serviço está presente em 200 países, e utiliza 80 mil fontes de informações incluindo dados de navegação ponto a ponto, informações sobre transporte público, serviços e atrações locais. Tudo incorporado ao aplicativo de mapas.

Além disso, assim como acontece com o Street View, do Google, o HERE também deverá contar com um serviço de visualização em 3D, utilizando informações de uma startup chamada Earthmine, recém-adquirida pela Nokia.