Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como acessar internet 3G da Vivo no iPad via Wi-Fi

Compartilhar internet 3G com iPad via Wi-FiDevo dizer que estou realmente muito satisfeito com o meu iPad Wi-Fi de 16 GB. Apesar de ser o modelo mais básico ele cumpre bem suas funções. Já instalei diversos aplicativos e jogos nele, assim como já o utilizei para escrever alguns textos e ler e-books. No entanto, desde que o adquirira, na semana passada ainda não havia conseguido acessar a internet pelo tablet da Apple. Mas isso acabou de mudar.

Apesar de seguir as instruções do Manual do iPad, tive muita dificuldade para acessar a internet nele. Inicialmente atribuí o fato aos problemas de conexão Wi-Fi que já são bem conhecidos dos usuários. Logo depois, porém, descobri que o problema não era esse, e tratava-se sim de estabelecer as configurações corretas no iPad. Além, é claro, de compartilhar minha internet 3G no Windows XP .

É bom alertar os usuários que as configurações automáticas de acesso à internet no iPad via Wi-Fi só funcionam para redes externas. Quem tem um computador e acessa a internet através de um modem 3G USB, como eu, terá que por a mão na massa para configurar a internet no iPad corretamente. Mas não se preocupe, pois não é um bicho de sete cabeças.

Então vamos lá. Em primeiro lugar tenha em mente é que preciso ter pelo menos um computador com acesso à internet e uma conexão Wi-Fi. No meu caso uso um roteador D-Link TL-WR541G e um adaptador Wi-Fi USB OvisLink no PC. Ambos estão configurados e funcionando corretamente. O tutorial a seguir foi feito para o Windows XP. Também é possível fazer o mesmo (ou seja compartilhar o 3G com o iPad) no Linux Ubuntu. Saiba mais clicando aqui.

Configurando o PC

Tudo certo, clique em "Iniciar, Conectar-se, Mostrar todas as conexões". Depois que abrir a janela, localize sua conexão 3G e clique sobre ela com o botão direito. No meu caso, ela se chama simplesmente "VIVO". Clique em "Criar Cópia". Esse passo é importante, caso você não o faça, toda vez que você se desconectar suas configurações serão perdidas, já que o Wndows deleta a conexão.

Caso esteja conectado à internet, desconecte-se. Você vai ver que o ícone da conexão vai desaparecer. Vai ficar apenas a cópia. No meu caso ela se chama "Cópia de VIVO". Se quiser pode renomeá-la.

Um detalhe importante. A partir de agora você não usará mais o discador da Vivo para se conectar. Você terá que usar o ícone que fica lá no "Conexões de Rede". Se preferir, crie um atalho na Área de Trabalho. Outro detalhe. Mesmo não usando o discado da Vivo, é preciso que eles esteja rodando para você se conectar. Basta minimizá-lo.

Depois disso, vamos compartilhar a conexão 3G no Windows XP. Basta iniciar o "Assistente de Configuração de Rede" do XP. Isso pode ser feito clicando no link "Configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa" na própria janela "Conexões de Rede". Depois basta seguir o Passo-a-Passo. Não Esqueça de marcar em "Selecione um método de conexão" a primeira opção: "Este computador se conecta diretamente à internet, etc...".

A seguir selecione a sua conexão com a internet. No meu caso é "Cópia de Vivo". Depois selecione a sua "Conexão Privada", que é a conexão wi-fi pela qual você deseja conectar o iPad à internet. Clique em avançar e dê um nome ao seu computador e depois ao grupo. Finalmente clique em concluir. O Windows XP vai configurar tudo corretamente caso não dê nenhum erro.

Antes de configurar o iPad, verifique se tanto a sua conexão 3G como a sua rede Wi0Fi estão conectadas. Se não estiverem, conecte-se agora.

Configurando o iPad

Agora acesse o seu iPad. Na Tela Inicial vá em "Ajustes". Depois acesse "Wi-fi". Caso o iPad não esteja com o Wi-Fi ligado, ligue-o. Clique no botão azul com a setinha ao lado do nome da sua conexão privada. Na próxima tela "Endereço IP", selecione a aba "Estático" e configure com os seguintes dados:

  • Endereço IP: 192.168.0.2 (O IP do iPad)
  • Másc. Sub-rede: 255.255.255.0
  • Roteador: 192.168.0.1
  • DNS: 192.168.0.1
  • Domínio: A
Lembrando que os números de IP do Roteador e do DNS devem ser os mesmos do seu PC conectado à internet. Caso sejam diferentes, você não conseguirá se conectar.  Caso não saiba o IP da sua conexão sem fio (wi-fi), vá na janela "Conexões de Rede", clique sobre o ícone da conexão sem fio com o botão direito e escolha "Propriedades". Na aba "Geral", localize "Protocolo TCP/IP" e o selecione. Clique em "Propriedades" e verifique o endereço IP que está lá. Se for diferente de 192.168.0.1, basta trocar o IP no iPad.

Bom, acho que é isso. Espero que esta matéria seja útil.