Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Dúvida: qual o melhor smartphone do mercado

Android
A hora é agora, e o mercado está em alta. Nunca o smartphones foram tão populares. Mas a pergunta é: diante das opções existentes, qual smartphone eu devo comprar. A resposta, sim, não é simples. Deve ser levado em conta uma série de fatores. Não é apenas uma questão de memória, processador, sistema operacional, tamanho do display, é um conjunto. Acho que a primeira coisa a se saber é a utilidade que daremos ao aparelho. Por exemplo. Se meu negócio é mais profissional a escolha recai sobre os smartphones da RIM, com o Blackberry Bold 9700 como carro chefe por causa de sua robustez e o bom teclado QWERTY, perfeito para escrever e-mails.


Xperia X10

Por outro lado, se o uso é baseado na diversão e na multimídia, devemos dar uma olhada mais de perto no Sony Ericsson Xperia X10, pois além de ser um Android, ele tem uma ótima tela de 4 polegadas, e é movido a um super processador de 1 Ghz Snapdragon, que não fica devendo nada em desempenho. É preciso levar em conta os bns aplicativos gerenciadores de conteúdo, que o acompanham: o MediaScape e o Timescape. Nesse caso, o Samsung Wave GT-S8500B com sistema operacional Bada também é interessante, pois tem uma interface limpa e funcional, além do processador também de 1 GHz.

Nokia X6


E se além de jogos e multimídia, você quiser passar horas escutando uma boa música, pense no Nokia X6, que além de ser um bom smartphone, vem com a opção de acessar o conteúdo de músicas da loja Online da Nokia totalmente gratuito. Com boa quantidade de memória (16GB), acesso também à rádio com detalhes da música e da estação, e um fone de ouvido com qualidade além do esperado, o Nokia X6 é um misto de smartphone e media player.

Nokia N8

Nokia N8

O Nokia N8 é o novo lançamento da empresa finlandesa no mercado. O aparelho tem papel importante na recuperação do mercado perdido pela Nokia para empresas como Samsung e Apple. Além de ser um aparelho robusto, o N8 é o smartphone com a melhor câmera do mercado, com 12 MP. Ela é capaz de fazer ótimas imagens e ainda filmar em 720p. Com a saída HDMI é fácil enviar conteúdo para uma TV de alta definição.

Nokia N97


Já o Nokia N97 Mini tem um bom conjunto, com um teclado QWERTY ideal para interagir com redes sociais. A memória é que poderia ser maior: são apenas 8 GB, quando o seu irmão mais velho, o N97 tem bons 32 GB de espaço. A câmera é boa, apesar de ser apenas 5MP, tem lentes Carl Zeiss (como a maioria dos smartphones Nokia) com flash em LED duplo. Mas assim como o Vivaz, tem o mal fadado sistema Symbian.

Motorola Milestone


Se quer mesmo entrar fundo nas redes sociais como Twitter e Facebook, talvez o Motorola Milestone seja a melhor opção, com sua boa tela de 3,7 polegadas e o ótimo teclado deslizante. Por outro lado, ele não é dos mais bonitos, é pesado e tem pouca memória. Mesmo assim, esse aparelho tem muitos fãs e roda o Android 2.0, e há esperanças de receber a atualização para o 2.2 ainda este ano. Atualização: o Milestone já está em sua terceira versão no Brasil.

Nexus One


O Nexus One também é uma boa opção, e é bem completo. É pequeno e leve, tem bons aplicativos no Android Market, uma boa câmera de 5MP, tela espaçosa com boa resolução e é um Android, aliás o Android do Google. No entanto não foi lançado no Brasil, e talvez nem seja, por causa de suas vendas baixas e da estratégia errada do Google. Em se falando de HTC, seu fabricante, opções melhores podem surgir por aí em breve como o Nexus S e o Galaxy Nexus, por sua vez fabricados pela Samsung.


iPhone 4

iPhone 4

Há, claro, o iPhone 4. A nova versão do smartphone da Apple é, certamente, a opção mais desejada do mercado. Em poucos dias vendeu milhões de unidades. Apesar de toda euforia por conta de seus novos recursos como o Facetime, o Retina Display e a multitarefa, o aparelho tem apresentado muitos problemas e fala-se até em um recall. Quem quiser pode aproveitar agora para comprar a versão atual, o iPhone 3GS por preços bem interessantes.

LG Messenger GT360


Enfim, se o que você procura é um smartphone barato, acesso à redes sociais, e uma boa opção de memória, uma boa tela, uma câmera decente, e vários aplicativos considere uma dessas três opções: o LG Messenger GT360 é o mais barato, mas não tem tela sensível nem 3G e a câmera tem apenas 2 MP. Em compensação pode sair até de graça dependendo do plano e da operadora.

Samsung Scrapy

Com um pouco mais de recursos há o Samsung Scrapy. Claro, um pouco menos limitado que o GT360. Ele tem câmera de 2 MP, e acessa tranquilamente as redes sociais populares como Twitter e Facebook. Mas não há como instalar novos aplicativos e nem tem tela sensível, muito menos wi-fi e 3G. Simples, essa é a palavra. E até um pouco caro para os seus recursos, apesar da aparência externa dar pinta de que ele é mais poderoso do que parece.

Motorola Quench

Por último vem o Motorola Quench. Este sim é um smartphone mais simples, mas nem tanto. Tem quase tudo o que se precisa num smartphone. Ele tem um processador mediano com 528 Mhz de velocidade, acessa redes 3G, além de contar com wi-fi e GPS. A versão do Android, a 1.5 tem lá a suas limitações, principalmente porque a maioria dos aplicativos no Android Market exige no mínimo a versão 1.6 do SO do Google. É preciso contar com uma atualização do sistema e torcer que ela ainda rode no aparelho. Como pontos positivos há câmera de 5MP, o design elegante e a bateria com boa longevidade.

Samsung Galaxy 551

Galaxy 551

Uma opção com ótimo custo-benefício para quem quer um bom smartphone e gosta do sistema operacional Android é o Samsung Galaxy 551. Lançado há pouco tempo no Brasil, ele traz bom preço e ótimos recursos. Saiba mais sobre ele neste post.

Para pesquisar preços desses e outros smartphones, clique aqui.