Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como recuperar fotos apagadas por engano do cartão de memória

Easy Photo Recovery 2.8Como o advento das câmeras digitais é cada vez mais comum as fotografias ficarem apenas na memória dos aparelhos. Afinal, não é preciso mais mandar filmes para a revelação e esperar dias para ter uma foto impressa. Muitas câmeras, além de smartphones, permitem o rápido envio de uma imagem para a internet. No entanto, acidentes acontecem. Já pensou apagar todas as fotos do seu cartão de memória por engano?

A boa notícia é que, caso algo assim ocorra, não é preciso se desesperar. Com a ajuda de um software específico é possível recuperar imagens apagadas da câmera de maneira muito simples. Um exemplo é o programa Easy Photo Recovery 2.8. Disponível na internet, o aplicativo recupera não só imagens como também vídeos apagados ou danificados de diversos tipos de mídia.

Antes que alguém pergunte, não se trata de mágica. O que pouca gente sabe é que, quando um arquivo é apagado do cartão de memória (ou até mesmo do disco rígido do computador) ele continua lá pelo menos até que o espaço ocupado por ele não seja sobrescrito. Como apenas a referência à ele no dispositivo é removida, com o auxílio de uma ferramenta adequada é possível trazer o arquivo (ou vários) de volta à vida. Isso vale mesmo após uma formatação acidental.