Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Saiba porque o e-commerce tomará o lugar dos vendedores incompetentes e das lojas físicas

Saiba porque o e-commerce tomará o lugar dos vendedores incompetentes e das lojas físicas
Meu primeiro PC foi um IBM
Neste fim de semana enfrentei problemas com o meu PC, que já é bem antigo. Coincidência ou não, ele começou a apresentar problemas depois que comprei um iPad e tive que colocar o Windows XP para instalar o iTunes e poder ativar o tablet da Apple. Para quem não sabe, sou fã e entusiasta do Linux, e não gosto nada do Windows. Desta vez, porém, acredito que o sistema operacional não tem nada a ver com isso, e o problema é que o meu PC está com seu prazo de validade vencido e o HD foi para o saco.

Nos últimos dias só pude fazer coisas básicas como escrever algumas matérias e verificar e-mails por causa do Live CD do Ubuntu 10.10 que recebi gratuitamente pelo correio há alguns meses. No momento escrevo esta matéria no computador da minha "namorida".

Aposentando meu velho PC


Quanto ao meu computador, resolvi aposentá-lo e comprar um novo. Optei por adquirir apenas uma CPU, já que não precisarei de teclado, mouse, caixas de som e teclado. Também não preciso de monitor, pois tenho um modelo da LG Flatron LCD de 17 polegadas.

Acabei optando por comprar pela internet, e é aí que entra o motivo que originou este post. Apesar de estar acostumado a usar o e-commerce, nunca comprei um algo muito caro dessa maneira. Até mesmo meu iPad acabei comprando na loja Taqi de Tramandaí (RS), que fica perto da minha casa. Aliás, é uma das poucas lojas do litoral norte do RS ainda com bom atendimento.

Falta de informações dos vendedores de lojas físicas


Mas antes de comprar o PC pela internet, no site do Compra Fácil, saí para fazer uma pesquisa de preços nas lojas da cidade Tramandaí. E a verdade é que é incrível como o atendimento é péssimo nas lojas da cidade. Aliás, não é a primeira vez que constato isso. Em várias lojas, simplesmente não te atendem. Ficam conversando e fofocando enquanto você espera pacientemente que terminem a conversa e venham perguntar o que você deseja.

E quando isso acontece, você se depara com a falta de conhecimento dos vendedores das lojas de eletrodomésticos. Acho engraçado que quando faço uma pergunta ao vendedor, ele ou ela, sempre perguntam para outra pessoa. A verdade: vendedores de lojas não sabem nada de computadores e deixam de vender por causa disso.

Exemplo de mal atendimento


Quer ver um exemplo? Vou contar o que aconteceu na Lojas Colombo de Tramandaí no último Sábado. Como já disse, eu estava em busca de uma CPU. De preferência com boa configuração e um bom preço. Não lembro o nome da vendedora. No início até que ela foi bem, me atendendo com simpatia. Mas ao me mostrar um dos modelos disponíveis na loja, ela disse algo mais ou menos assim sobre o PC: "O problema é que ele não vem com Windows, mas sim com o Linux." Não preciso nem dizer que fiquei com raiva. Mas me controlei e disse: "Que bom, eu adoro o Linux."

Feliz porque o PC em questão vinha com Linux, quis saber qual era a versão do sistema operacional que vinha com a máquina. A vendedora disse que não sabia, pois não tinha acesso à todos os detalhes sobre a configuração da máquina. Minha resposta foi bem irônica: "Se vai vender um computador com Linux, o mínimo que precisa saber é que versão do Linux vem instalada nela." A resposta da mulher foi ainda mais chocante: "Senhor, hoje é Sábado. Se fosse dia de semana, eu poderia ligar para a fábrica perguntar."

Não preciso nem dizer o quanto fiquei irritado. Quer dizer, para poder comprar e ter informações eu teria que voltar à loja num dia de semana. Então porque abre aos Sábados?

Bom, fui embora e resolvi que não compraria mais o PC em nenhuma loja da cidade. Mais tarde na casa da minha namorada, entrei na internet e fui procurar no site da loja o mesmo modelo que havia visto na loja da Colombo de Tramandaí. E para a minha surpresa, o mesmo modelo que me foi oferecido na loja por 10X de 103,00 reais pode ser encontrado na internet por 12X de 74,91, o que dá uma diferença de mais de 100 reais. Que absurdo. E isso sem contar o frete, que na loja virtual é grátis e na loja física, não.

Comprando pela internet: economia de tempo e dinheiro


Decepcionado com a falta de conhecimento dos vendedores de lojas física e pelo péssimo atendimento no comércio de Tramandaí, decidi comprar pela internet. Depois de alguma pesquisa, que não durou meia hora, encontrei um bom computador e fiz a encomenda no site www.comprafacil.com.br. Sabe que horas eram? 1 hora da manhã, quando os vendedores das lojas estavam dormindo e as mesmas estavam fechadas. Lá ninguém me disse que eu não poderia comprar porque era madrugada.


Infelizmente, clientes como eu, chatos, estão por toda a parte. E as lojas estão perdendo esses clientes para o comércio eletrônico. Graças à internet não preciso me preocupar com um vendedor desinteressado, incompetente e desinformado tentando me empurrar algum produto goela abaixo. Claro, só espero que a loja entregue o meu novo computador o mais rápido possível, são e salvo.

Comentários