Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como imprimir com o iPad através do AirPrint no Windows XP

Como imprimir com o iPad através do AirPrint no Windows XPDepois de várias tentativas consegui imprimir do iPad diretamente para a minha impressora HP. É bom lembrar que utilizo um modelo comum, sem suporte ao AirPrint da Apple, e meu computador roda o Windows XP. A mágica que permite usar o AirPrint em uma impressora não compatível é simples. Acredito que muita gente por aí já a tenha utilizado. No meu caso, imprimi pelo iPad usando minha rede Wi-Fi.


ATUALIZAÇÃO: Para quem atualizou o iPhone ou iPad para o iOS 5 (ou tem o iPad 2 ou iPad 3 com iOS 5) esse método não funciona mais. Fizemos um novo post ensinando como habilitar o AirPrint em impressoras comuns no iOS 5 e iOS 5.1.

Vou explicar o passo-a-passo de como imprimir pelo iPad e dar dicas para resolver um problema que enfrentei e não encontrei a resposta na internet. Então vamos lá.
  1. Em primeiro lugar é preciso que o iPad esteja conectado ao PC através da rede Wi-Fi. Se já fez isso, ok; Se não, vá em Ajustes, Wi-Fi e habilite a rede sem fio. Selecione a sua rede doméstica e toque em conectar.
  2. Depois de estar conectado ao PC pelo Wi-Fi, vá no Windows XP, clique em Iniciar, Impressoras e Aparelhos de Fax. Clique com o botão direito sobre o ícone da sua impressora e clique na opção "Compartilhamento...".
  3. Selecione a opção "Compartilhar esta impressora". Se quiser pode alterar o nome do compartilhamento. Clique em OK.
  4. Agora que sua impressora está compartilhada é hora de baixar o programinha que permitirá ativar o AirPrint no Windows. Clique aqui para baixá-lo.
  5. Depois de baixar, descompacte os arquivos numa pasta da sua preferência. No meu caso mandei tudo para a pasta c:\windows.
  6. Vá em Iniciar, Executar e digite "airprint.exe" e pressione "enter" ou clique em OK. Para o iPad poder imprimir esse programa precisa estar sempre rodando. Você precisa configurar ele iniciar sempre com o Windows. Há várias maneiras de fazer isso. 
  7. A partir desse momento tudo deve estar OK e você já deve conseguir imprimir pelo iPad em qualquer aplicativo que tenha o recurso de imprimir. Basta selecionar a sua impressora.
No meu caso aqui surgiu um problema, e tive dificuldade para resolvê-lo porque não encontrei a resposta em nenhum site da internet: a tentar me conectar à impressora no iPad, este solicita um nome de usuário e senha. Aí me pergunto, que nome de usuário e senha é essa? Simples, a resposta é: o nome de usuário e senha que você usa para se logar no Windows. Simples.

Ou nem tanto. E se eu não uso nenhuma senha? Esse é o meu caso. Como ninguém mais usa o computador além de mim, não coloquei uma senha, e configurei o XP para iniciar automaticamente. Aíé que está o pulo do gato. Como o iPad vai sempre solicitar um nome de usuário e a senha, você precisará habilitar isso no seu Windows.

Para habilitar o nome de usuário e senha no XP, clique em Iniciar. Logo acima do menu há uma figura com o nome do usuário do computador. Clique sobre a imagem. Vai abrir a janela "Contas de Usuário". Clique em Home Page. Clique em Alterar uma conta. Clique sobre a sua conta, e depois em Criar um senha.

Digite a nova senha e também a confirmação da senha. Se quiser pode criar um lembrete para ajudá-lo a lembrar dela. E, por fim, clique em OK.

Pronto, agora é só ir no iPad e selecionar Imprimir em qualquer aplicativo com suporte ao recurso. O iPad deve localizar a impressora. Quando ela aparecer na caixa de diálogo, vai notar um ícone com um cadedo ao lado do nome da Impressora, isso é normal. Toque sobre o nome da impressora. Quando ele pedir o nome e a senha, digite o seu nome de usuário do Windows e informe a senha que acabou de criar. Se tudo der certo, a impressora estará conectada e é só clicar no botão Imprimir

Resumindo

Só para lembrar: a rede Wi-fi precisa estar configurada no PC, que deve estar ligado. O Wi-Fi no iPad deve estar habilitado. A impressora também precisa estar ligada, claro. O iTunes precisa estar instalado. Até aí, tudo óbvio. O que não é tão óbvio: a impressora precisa estar compartilhada. Não esqueça também que o programa AirPrint.exe precisa estar aberto ou rodando como um serviço do sistema. E o mais importante: o Windows XP não pode estar configurado para entrar automaticamente, isto é, sem pedir senha.

E acho que isso é tudo. Espero que seja de grande utilidade a todos. Equem tiver alguma dica sobre como fazer o mesmo no Windows Vista ou no Windows 7 é só mandar pra gente.