Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Dúvidas sobre smartphones: Jailbreak, desbloqueio, debranding

A diferença entre jailbreak e desbloqueio é bem simples. A palavra jailbreak, que no inglês quer dizer mais ou menos “sair da cadeia”, e surgiu com o smartphone da Apple. O problema do iPhone, iPod Touch e iPad é que eles vem bloqueados para não funcionar com aplicativos que não sejam autorizados, ou seja, você só pode instalar programas diretamente da App Store da Apple. O jailbreak então elimina essa restrição.

Já o desbloqueio é outra história. Com a chegada da tecnologia GSM, os dados do telefone passaram a ser armazenados no chip. Assim não era mais necessário trocar de número ao comprar um aparelho novo. O problema é que não podíamos mudar de operadora porque o celular vinha bloqueado para aceitar apenas o chip original. Para poder usar outro chip era preciso fazer o desbloqueio. No Brasil o desbloqueio é grátis e garantido por lei.

A questão em torno do jailbreak, técnica usada por hackers para eliminar a restrição imposta pela Apple em iPhones, iPods e no iPad gera muita discussão. A Apple, claro, afirma que o jailbreak fere as leis de direito autoral. A empresa também alega que a técnica pode danificar o aparelho.

Do lado dos usuários está a EFF, uma entidade não governamental que acredita no direito de usar o celular, smartphone ou tablet, e em consequência qualquer produto eletrônico, da melhor forma que convir. Ou seja, se o consumidor compra um produto ele se torna dono do mesmo e tem o direito de fazer o que quiser.

Um ponto negativo no jailbreak é a possibilidade de instalar programas nocivos no aparelho. Por exemplo, há rumores de que os vírus para iPhone só funcionam em modelos que sofreram jailbreak. E o raciocínio faz sentido, pois um vírus não conseguiria aprovação da Apple para entrar na sua app store.

O termo “debranding” vem do inglês e é uma variação para a palavra “brand”, marca. Fazer o debranding num celular ou smartphone quer dizer, de modo bem leigo, remover a marca e retornar o aparelho aos padrões de fábrica. Ou seja, essa técnica remove qualquer personalização feita pela operadora, como a tela de boas vindas, por exemplo.

Só existe uma maneira de fazer isso: é através da atualização do firmware do aparelho. Mas é preciso ter cuidado, pois o debranding pode danificar permanentemente o aparelho, e não é coberto pela garantia. Se algo der errado, não haverá a quem recorrer.

Por isso não vou dar aqui nenhuma dica ou nome de programa. Aconselho quem tiver interesse, que procure ajuda na internet. Há muitos fóruns especializados no assunto. Mesmo assim, a utilização das técnicas descritas devem ser seguidas por sua conta e risco.