Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como escolher o melhor smartphone - Sistema operacional

AndroidO Brasil vive um bom momento econômico. Isso faz com que muita gente tenha condições de comprar produtos mais sofisticados. No caso dos automóveis, por exemplo, o veículo popular não é mais o mais vendido, e o mercado de carros de luxo vem crescendo cada vez mais. O mesmo vale dizer para o mercado de smartphones. As pessoas estão comprando menos celulares e adquirindo seu primeiro smartphone. Uma pesquisa recente mostra que os smartphones já são maioria.

Eles já representam 55 por cento das vendas de celulares. Por isso a procura por informações sobre smartphones vem crescendo também e muita gente tem dúvida sobre como escolher um bom smartphone. Por isso vou tentar dar algumas dicas e indicar a melhor opção para quem quer fazer parte desse mundo.

Em primeiro lugar é preciso dizer que os smartphones modernos são verdadeiros computadores de bolso. Muitos tem recursos que nem os PCs tinham há pouco tempo atrás como a navegação por GPS, por exemplo. E tal qual os computadores os smartphones contam com sistemas operacionais complexos capazes de rodar aplicativos com inúmeros recursos.

Atualmente há vários sistemas operacionais. Os principais são o Android, do Google, e o iOS, exclusivo da Apple. Há também o Symbian, o Bada, o Maemo, o Blackberry OS, o MeeGo e outros. Não resta dúvida de que o Android é um dos que mais crescem no mercado, embora a liderança ainda seja do Symbian. Ao escolhe um novo smartphone, a quantidade de aplicativos disponíveis pode ser um fator decisivo. Nesse quesito não resta dúvida de que o iOS e o Android lideram. O sistema da Apple tem quase 300 mil aplicativos disponíveis. Já o Android acaba de quebrar a barreira dos 100 mil.

No caso do Android há uma infinidade de aparelhos que usam o sistema. No caso do iOS há apenas os aparelhos da Apple como o iPhone 4. Em relação ao sistema operacional o iPhone 4 tem a vantagem de poder ter sempre a última versão do sistema instalado no aparelho, já que a Apple libera as atualizações periodicamente. Quanto ao Android, o que se tem é uma colcha de retalhos. Cada fabricante tem seus modelos com versões diferentes do Android. Enquanto, SO caminha para lançar a versão 2.3 ainda tem fabricantes lançando modelos com a versão 1.5. Além disso as atualizações dependem de critérios de cada fabricante.

Felizmente a maioria tem atualizado seus aparelhos. É o caso da Sony Ericsson que está atualizando para a versão 2.1 o Android de sua linha Xperia X10. Smartphones mais novos como o Motorola Milestone 2 e o LG Optimus One já vem com a versão 2.2 do Android. O Galaxy S, um dos melhores smartphones do mercado, roda o Android 2.1. E voltando à falar do iPhone 4 e do iOS, não há suporte ao Flash, o plugin que permite visualizar vídeos e animações na internet. No Android o recurso foi incorporado nativamente a partir da versão 2.2.

Por enquanto é só.

Comentários