Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Lançamento do iPhone 4: o fim de uma novela

iPhone 4 chega ao BrasilHoje muitas brasileiros tiveram o prazer de por as mãos num iPhone 4 novinho em folha e nesse momento devem estar se divertindo e aproveitando o que o smartphone da Apple tem de melhor. Muitos, com certeza, não dormiram e passaram a noite em eventos organizados pelas operadoras pelo Brasil à fora. O lançamento contou com a participação de atores globais como chamariz, assim como os sorteios de iPhone 4 grátis para quem não tem grana para comprar um celular que custa os olhos da cara.

Num país aonde o salário mínimo é de 500 e pouco reais, muita gente pagou mais de 2 mil reais pelo aparelho. Em São Paulo a fila no Shopping Eldorado chegou à 700 pessoas. No Rio o número de interessados também foi grande. Assim como em Porto Alegre e em outras capitais.

A chegada do iPhone 4 é o fim de uma novela. Que começou lá atrás, no início do ano, quando o site americano revelou imagens inéditas do aparelho. E continuou mais adiante, ganhando ares de filme de espionagem e suspense depois que o site conseguiu por as mãos num protótipo do aparelho que, ninguém sabe se foi encontrado ou foi roubado.

O episódio gerou ações da Apple, que pediu o protótipo de volta. O Gizmodo recusou-se à devolver o aparelho (pelo qual teria pago 5 mil dólares) e acionou a justiça, que mandou invadir e apreender computadores do editor do site americano.

Mais tarde a Apple aproveitou o WWDC 2010 para lançar o iPhone 4 oficialmente e o site Gizmodo acabou barrado. Quando enfim chegou às lojas americanas, as pessoas ficaram admiradas com os recursos do novo iPhone. Coisas como Retina Diplay, FaceTime, Multitarefa e muitas outras. As vendas iniciais do iPhone 4 foram realmente empolgantes, superando em muito o lançamento o iPhone original.

iPhone 4 brancoNo entanto, surge um problema para a Apple. Logo o iPhone 4 se mostrou deficiente num detalhe. Dependendo do modo como era segurado o aparelho ficava sem sinal, situação conhecida como death grip.

Depois de várias críticas da imprensa americana e de negar a existência do problema, Steve Jobs convocou a imprensa para um evento e anunciou que distribuiria cases gratuitos para os donos do iPhone 4. A Apple também lançou várias atualizações do sistema operacional iOS 4 para corrigir um problema com a exibição das barras de sinal Esse episódio ficou conhecido como antennagate.

E enfim, depois disso tudo, o aparelho chegou às lojas brasileiras. Até que não demorou, considerando o iPad foi lançado muito antes do iPhone 4 e sequer tem previsão de lançamento no Brasil. O problema é o iPhone 4 branco, que só foi desembarcar nas lojas quase um ano depois. Mas essa é outra novela.

Agora resta saber se o grande número de pessoas que se aglomeraram nas portas das lojas estavam interessadas em comprar o aparelho de fato, ou se a maioria fora apenas atraída para tentar ganhar um iPhone 4 grátis nos sorteios realizados nas lojas. E precisamos esperar para ver se tão temido problema com a antena será visto por aqui. Por enquanto, o que sabemos que o death grip é um problema exclusivamente americano.