Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Aplicativos para deixar o Android 2.1 (quase) igual ao 2.2 (Froyo) - Parte 1

Android 2.2 (Froyo) - Parte 1Agora que a Motorola revelou que apenas o Motorola Milestone vai ganhar atualização para o Android 2.2, teremos vários modelos rodando o versões mais antigas por aí. A Sony Ericsson também revelou que vai atualizar a linha de smartphones Xperia para a versão 2.1. Portanto modelos com o Android 1.5, 1.6 e 2.1 devem ser maioria por algum tempo ainda. No entanto, para quem deseja ver seu smarphone com Android 2.1 se comportando e tendo recursos que só podem ser encontrados no Froyo, a gente dá um jeitinho.

Com alguns aplicativos extras dá para simular uma série de recursos adicionais no Android 2.1 como usar o smartphone como modem (recurso conhecido como tethering), fazê-lo trabalhar mais rápido, rodar o Flash, reconhecer comandos de voz e ganhar novas interfaces.

Está pronto? Então aí vão as dicas.

Fazendo Tethering com o Android 2.1

Tethering é capacidade usar o smartphone como modem 3G e poder navegar na internet usando o PC ou um laptop. Esse recurso é nativo no Android 2.2. Mas quem tem um smartphone com outra versão do Android também pode utilizar o recurso através do programa PDANet. Há versões para vários sistemas operacionais, e o programa também conta com uma versão gratuita e outra paga.

Lembrando que a gratuita tem algumas restrições como não permitir a navegação por sites seguros, que usem o protocolo HTTPS. Outro problema é na hora de conectá-lo a um Mac usando um smartphone Droid X, mas acredito que esse seja um caso raro no Brasil.

Existem outras opções de aplicativos para fazer tethering. Dê uma olhada nesse outro post que fiz para o smartphone Sony Ericsson Xperia X10.


Acelerando o Android


Outra característica muito interessante sobre o Android 2.2 é a sua rapidez. Testes demonstram que a maioria das tarefas é executada de maneira bem mais rápida e eficaz ao se atualizar o sistema operacional do smartphone para o Froyo.

Para deixar o Android 2.1 mais rápido a ideia é usar um aplicativo para matar os aplicativos que ficam ocupando recursos da memória e do processador e rodam no fundo, sem que o usuário veja. Para isso existem duas opções o Task Manager e o Advanced Task Killer.

Esses aplicativos são muito úteis ao lidar com situações em que o usuário vai abrindo programas um atrás do outro e esquece de fechá-los, pois simplesmente volta à tela inicial do Android. Cim um toque é posível fechar qualquer aplicativo aberto.

Mas é bom lembrar que esses aplicativos podem nem ser necessários, pois o próprio sistema operacional (que é multitarefa) se encarrega de gerenciar os processos e, de tempos em tempos, faz a limpeza da memória.

Além disso, há outras maneiras de acelerar o smartphone. Desativar o GPS, Bluetooth e Wi-fi quando estes não estão mais em uso tem duas vantagens. Além de deixar o smartphone mais rápido, contribui para aumentar a autonomia da bateria.

Falando nisso, se a ideia é essa, fazer a bateria do Android durar mais, uma saída possível é desativar a opção de verificar e-mails automaticamente, ou aumentar o período com que o aplicativo de e-mail verifica novas mensagens. O ideal é fazer a verificação do e-mail de forma totalmente manual.

Continua...

Comentários