Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

10 dicas para comprar um computador

Dica para comprar computadorNo último Sábado fizemos aqui um blog uma matéria com 10 dicas para ajudar quem pretende comprar um tablet, que foi um tremendo sucesso. Pensando nisso resolvemos criar outras matérias deste tipo e começamos a semana com uma matéria com 10 dicas para quem pretende comprar um computador novo (PC). Espero que o texto seja útil aos usuários que planejam comprar seu primeiro computador ou trocar o velho por um novo e tem dúvidas sobre o assunto.

Como já comprei diversos computadores ao longo da minha vida posso dar algumas dicas, e falar um pouco da minha experiência como usuário. Então a primeira dica é a seguinte:

Não compre um computador com Linux

Calma, Linux Users! Eu sou um fã e entusiasta do Linux, mas como usuário de computadores desde 1990 e poucos quando comprei um computador IBM Aptiva com Windows 95, não recomendo o sistema para quem é leigo. A verdade é que as pessoas meio que escravas do Windows e tem dificuldades para usar outros sistemas. Principalmente porque as versões do Linux que costumam vir instaladas em alguns computadores são bem mais difíceis de usar que o Linux Ubuntu, por exemplo. A vantagem é que os computadores com Linux são bem mais baratos.

Atualização: Ignore a dica acima. Com a evolução do Linux nos últimos anos o sistema ficou bem mais fácil de usar.

Fuja das placas "on board"

Essa é uma dica antiga, mas que vale à pena lembrar. Para quem não sabe, as placas "On Board" são aquelas em que os componentes como placa de vídeo, placa de som e modem vem todas numa única placa. No caso da placa de vídeo, por exemplo, a memória fica limitada à quantidade que pode ser compartilhada. Por exemplo: se você compra um computador com 2 GB de RAM é bem possível que o máximo de memória que a placa de vídeo terá é 64 ou 128 MB, o que é pouco, principalmente para quem gosta de jogos pesados. Outro ponto negativo em relação às placas "on board" é que se ela pifar, será preciso trocar a placa toda, o que não é legal.

Gosta de jogos e vídeos? Invista numa boa placa de vídeo

Essa dica é um complemento da anterior. Quem pretende comprar um computador para jogar ou assistir vídeos deve optar por uma máquina com uma boa placa de vídeo dedicada com, no mínimo, 1 GB de memória de marcas como Nvidia GeForce ou Ati Radeon. A vantagem das placas dedicadas são muitas. Além de suportarem jogos mais pesados e poderem rodar vídeos em alta definição, caso estraguem, é só trocar por uma nova. O mesmo vale para o caso de um upgrade futuro.

HD: tamanho é documento

Aqui não há muito que se discutir: tamanho é documento. Então, na hora de investir num bom computador, opte por um com um HD (disco rígido) de, no mínimo, 500 GB. Principalmente se você pretende instalar jogos, programas, baixar vídeos, guardar fotos e outros documentos.

Gravador de DVD é essencial

Hoje em dia um computador com leitor de CD e DVD já não é suficiente. Um bom gravador de CD/DVD é essencial. Assim podemos fazer cópias de arquivos importantes nesse tipo de mídia sem problemas. Enfim, as utilidades são muitas. Dá para gravar aqueles vídeos de aniversários, por exemplos, no DVD para depois assistir na televisão.

Leitor de cartões de memória

O último computador que comprei já não trazia mais um leitor de disquete. Afinal, está aí algo que caiu completamente em desuso. Com a popularização das máquinas fotográficas digitais e dos smartphones os cartões de memória se tornaram bastante usados. Logo opte por um computador com um leitor de cartões de memória para vários tamanhos, especialmente para os microSD, os mais utilizados. Assim, é possível copiar fotos de maneira bem fácil.

Se tem um tablet, compre um adaptador Wi-Fi

Ao contrário dos notebooks, computadores de mesa (desktop) em geral não vem com Wi-Fi. Nesse caso, é muito útil investir num adaptador Wi-Fi. Principalmente se você tiver um tablet. Aí as vantagens são muitas. Além de compartilhar a internet com o dispositivo (e vice-versa), é possível copiar arquivos de maneira bem mais prática entre os dois dispensando o uso de cabos USB.

Processador: mais rápido sempre é melhor

Atualmente existem dois grandes fabricantes de processadores: AMD e Intel. Eu prefiro, a Intel. Na hora de comprar um PC dê preferência para uma máquina com um bom processador Intel Core i5 ou i7. Se possível, evite os chips Intel Atom, que são mais lentos e feitos para netbooks.

Não compre um computador tudo-em-um (All In One)

Muitas marcas laçaram computadores tudo em um no mercado. Ele são bonitos e ocupam menos espaço, tem menos fios, etc. No entanto, notei que a maioria dos modelos são bem mais lentos que os PCs tradicionais. Outra desvantagem desse tipo de computador é que se estragar uma peça (no monitor, por exemplo) será preciso levar o computador inteiro para o conserto.

Não esqueça do monitor

No caso do monitor, vale a regra que já usei em outras dicas: quanto maior, melhor. Uma boa tela LCD ou LED com, no mínimo, 20 polegadas está de bom tamanho. Se tiver definição Full HD e saída HDMI, melhor, pois assim é bem mais confortável para ler, jogar e ver vídeos do YouTube.

Dica bônus: compre uma cadeira confortável

Uma coisa que aprendi com o tempo, é que as pessoas negligenciam o conforto ao comprar um computador. Como passo muito tempo na frente do computador diariamente, resolvi investir numa boa cadeira de escritório e posso dizer com absoluta certeza que hoje meu trabalho rende muito mais. 

Comentários