Pular para o conteúdo principal

Como configurar uma rede wi-fi doméstica em pouco minutos

Configurar rede Wi-Fi

Há algum tempo ter computador em casa era um luxo para poucos. Hoje, não só os computadores estão cada vez mais populares como também ganharam a companhia dos tablets nos lares. Pensando nisso, resolvemos escrever um guia para quem deseja criar uma rede doméstica sem fio (wireless). A seguir, veja como escolher os equipamentos e como conectar um computador de mesa (desktop) e um tablet na mesma rede sem fio (wireless).


O fato é que existem várias formas de se configurar uma rede sem fio. Escolhemos a maneira mais simples, que pode ser feita por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de informática, sem o uso de ferramentas e sem a instalação de placas que necessitariam abrir o gabinete do computador. Tudo isso em poucos minutos. Como exemplo é usado um computador de mesa com Windows 7, pois o sistema operacional da Microsoft possui ferramentas que simplificam o processo.

Equipamentos necessários

  • Roteador Wireless; 
  • Computador ou notebook; 
  • Tablet Wi-fi; 
  • Adaptador de rede sem fio USB (para o PC);
  • CD de instalação do adaptador Wi-Fi; 

Cabo de rede (será necessário para o configurar o roteador).


Escolhendo os equipamentos:


Roteador Sem Fio (Wireless)

Existe um bom número de modelos de roteadores sem fio no mercado. O usuário pode optar com segurança com modelos de marcas como D-Link e TP-Link, entre outras. Sem entrar em grandes detalhes, a recomendação é optar por um modelo compatível com o Windows 7, pois isso permite a configuração do roteador de maneira muito simples.


Adaptador Wi-Fi

Quem possui um computador de mesa (desktop) deverá comprar um adapatdor Wi-Fi (wireless). A melhor opção é o uso de um modelo com conexão USB, pois basta conectá-lo ao computador numa entrada disponível. Há diversas marcas e modelos no mercado como D-Link, 3Com, Encore, entre outras.


Tablet

Quem possui um tablet não precisa de nenhum acessório ou placa especial para acessar redes sem fio (wireless), pois a maioria dos modelos do mercado já contam com placas Wi-Fi embutidos. O único trabalho será o de configurá-lo.

Configurando os equipamentos

Instalando o Adaptador Wi-Fi no computador

O primeiro passo é a instalação do adaptador Wi-Fi no computador de mesa. Para isso, basta tirar o dispositivo da caixa e conectá-lo ao computador em uma porta USB livre. Em seguida, quando solicitado, coloque o CD de instalação do adaptador no Leitor de DVD e siga as instruções na tela.

Configurando o Roteador

A escolha por um roteador compatível com o Windows 7 tem uma razão: a simplicidade, pois o sistema possui o recurso chamado "Conexão Fácil do Windows". Ele será iniciado automaticamente quando o computador se conectar pela primeira vez ao roteador wireless. Quando solicitado, basta dar um nome para a rede sem fio (SSID) e a senha para acesso. A primeira vez será preciso conectar uma extremidade do cabo de rede na porta Ethernet do computador e a outra numa porta LAN traseira do roteador.


Assistente "Conexão Fácil do Windows 7"

Criando um grupo doméstico

Para compartilhar a internet com outros equipamentos será necessário criar um Grupo Doméstico no Windows 7. Para isso, vá em Iniciar, depois acesse o Painel de Controle, digite "grupo doméstico" na caixa de pesquisa e clique em Grupo Doméstico. O último passo é clicar em Ingressar Agora . Mais informações podem ser encontradas nesta página da própria Microsoft.

Configurando o tablet

Uma das vantagens de criar uma rede doméstica é o de usar recursos de outros computadores como o compartilhamento da internet. As instruções a seguir servem para a maioria dos tablets (os detalhes específicos dependem da marca, do modelo e da versão do sistema operacional).

  • Acesse as Configurações (ou Ajustes) do tablet; 
  • Vá em Conectividade e, depois em Rede Sem Fio (Wi-Fi); 
  • Toque em Ativar
  • O nome da sua rede deve aparecer numa lista e o dispositivo poderá tentar conectar-se automaticamente.
  • Caso isso não aconteça toque no nome da sua rede sem fio e em "conectar". Quando solicitado, digite a senha da rede.

Em alguns casos pode ser necessário informar números de IP, que são usados para identificar dispositivos numa rede. Se for o caso, basta informar os números a seguir:

  • Endereço IP: 192.168.0.2 (significa que é o segundo computador da rede);
  • Máscara de sub-rede: 255.255.255.0 (número padrão para redes domésticas);
  • Gateway: 192.168.0.1 (número que identifica o primeiro computador da rede).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento: celular ZTE Barbie R228 Escola de Princesas

Depois da Disney chegou a vez da Mattel lançar seu celular customizado. Em parceria com a ZTE , a empresa lançou o celular Barbie R228 . É claro que as meninas vão amar o aparelho que, além de ser dual-chip, tem visual todo em rosa e vem recheado de conteúdo relativo à Barbie e ao filme  "Escola de Princesas". E o que é melhor: o celular está à venda no Brasil.

Como desbloquear o celular Samsung GT-E1085 da Claro

O celular Samsung GT-E1085 é um aparelho muito simples, com funções básicas. Seu único luxo, por assim dizer, é o rádio FM. Trata-se de um modelo Dual-Band, o que significa dizer que se ele vier com um chip da Claro, mesmo depois desbloqueado não vai funcionar com a Vivo, apenas com Oi e TIM. Dito isso, vamos lá.

Como inserir o código de desbloqueio na maioria dos celulares

Segue um pequeno manual sobre como Inserir o Código de Desbloqueio na maioria dos celulares e smartphones existentes. Abrange diversas marcas como Motorola, Nokia, LG, Samsung, Sony Ericsson, etc. Já para quem quer informações sobre como inserir o código de desbloqueio em celulares ZTE veja esse outro post . Se a você ainda não sabe como obter o código para desbloquear seu celular, dê uma olhada no site em várias matérias já publicadas sobre o assunto.