Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Programas para a criação de jogos para iPhone e iPad sem saber programar

Sketch Nation StudioO mercado de aplicativos e jogos para iPhone e iPad não para de crescer. A loja de aplicativos da Apple tem milhares deles à disposição dos usuários, e a maior rende lucros excelentes para s desenvolvedora. Não é à toa, portanto, que um número também cada vez maior de pessoas se interessam em entrar para esse grupo seleto. O problema é que nem todo mundo tem o conhecimento e a habilidade necessária para criar um jogo para o iPhone e o iPad.

O jeito então é lançar mão de ferramentas que tornam essa tarefa bem mais fácil. Em alguns casos é possivel criar jogos dentro do próprio iPad, sem precisar de um computador com Mac OS X e o Xcode. A seguir vamos conhecer algumas ferramentas disponíveis na internet e que permitem tornar o sonho de ser um desenvolvedor de jogos uma realidade.

Sketch Nation Studio

O que é? Um aplicativo que permite criar jogos para iPad e iPhone sem precisar de um computador. É possível unir tods os elementos para a criação do game importando os recursos diretamente no iPad. Ele permite unir gráficos e sons para criar jogos de plataforma em 2D.
Vantagens: Todos os elementos de interatividade do jogo são configurados com simples toques. O game criado pode ser testado na hora no próprio dispositivo.
Desvantagens: A interface é em inglês e não é possivel enviar o jogo para a App Store.
Site: http://sketchnation.com/

Codea

O que é? Anteriormente conhecido como Codify trata-se de uma opção poderosa para a criação de jogos no iPhone e no iPad. Ele também não precisa de um computador e permite a codificação na linguagem Lua, que relativamente fácil de aprender.
Vantagens: A criação pode ser feita no próprio iPad de forma visual.
Desvantagens: O preço de 10 dólares.
Site: http://twolivesleft.com/Codea

Codea

Game Salad

O que é? Um software para Windows e Mac que permite a criação de games para dispositivos móveis apenas arrastando os elementos.
Vantagens: A criação de forma visual, sem código. Além disso ele é bem poderoso e gratuito. É possivel criar jogos para Windows, Mac, HTML5 e iOS.
Desvantagens: A interface é complexa. Recursos mais avançados como a monetização e a criação de games para Android só estão disponíveis na versão Pro, que custa 300 dólares.
Site: http://gamesalad.com/

Game Salad

Multimedia Fusion 2

O que é? O software da Clickteam está no mercado há bastante tempo. É bastante usado para a criação de jogos para Windows usando recursos de arrastar e soltar.
Vantagens: Permite o desenvolvimento de jogos em pouco tempo sem precisar saber programação. Toda a lógica é criada através da modificação de parâmetros visuais. Há milhares de recursos disponiveis para download no site oficial e uma enorme comunidade de sites com exemplos e tutoriais na internet. Além do IOS ele tem ferramentas para exportar os jogos para várias plataformas como Android, Xbox 360 (XNA) e Windows Phone.
Desvantagens: É caro. A compilação para iOS requer um Mac com Xcode.
Site: http://www.clickteam.com/website/world/multimedia-fusion-2

Multimedia Fusion 2

Game Maker: Studio

O que é? Uma plataforma completa para criação de jogos em 2D como plataforma e RPG usando recursos de drag an drop, sem uso de código (apesar de ter sua própria linguagem de script). Inicialmente criado para Windows o programa agora conta com ferramentas para a criação de jogos para IPad e Android.
Vantagens: Recursos visuais, que dispensam a digitação de códigos. Gratuito com limitações na criação de games para Windows e Mac OS X.
Desvantagens: A exportação do jogo para iOS, HTML5 e Android requer a versão Master do software que custa 200 dólares.
Site: www.yoyogames.com/make

Game Editor

O que é? Uma ferramenta multiplataforma e open source para a criação de jogos 2D. Ele permite exportar os jogos para várias plataformas como Windows, Linux, iOS e Android, entre outras.
Vantagens: Interface intuitiva e orientada a eventos. É Open source, multiplataforma e Gratuito.
Desvantagens: Mais difícil de usar que os demais.
Site: game-editor.com

Comentários