Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Requisitos para rodar o Windows 8 no PC (desktop ou notebook)

O Windows 8 está sendo lançado hoje e acredito que já tem um monte de gente se perguntando: será que o sistemas é compatível com o meu computador? Quem já testou o sistema tem a resposta para essa pergunta. Mas quem ainda não experimentou nenhuma das versões de testes do SO deve estar se perguntando se o sistema é compatível com o seu computador e quais os requisitos mínimos de memória, processador e disco rígido para ele rodar.


E a notícia é bem boa: quem já tem uma máquina (desktop ou notebook) rodando o Windows 7 não precisa se preocupar, pois a atualização não requer requisitos superiores para o novo sistema. Ou seja, o Windows 8 roda tranquilo numa máquina que tenha vindo com a versão antiga do sistema. Ao contrário do que aconteceu quando houve a evolução do Windows 98 para o XP, ou do XP para o Windows Vista, praticamente nada mudou em termos de requerimentos de hardware.

Tablet Surface, da Microsoft


Confira a seguir o que é preciso para rodar o Windows 8 no seu computador:


  • Processador de 1 GHz ou superior;
  • Memória RAM de 1 GB (para 32-bit);
  • Memória RAM de 2 GB (para 64-bit);
  • HD com, pelo menos, 16 GB de espaço livre (32 bits); 
  • HD com, pelo menos, 20 GB de espaço livre (64 bits);   
  • Compatibilidade com a tecnologia gráfica DirectX 9 WDDM 1.0 ou superior;
  • Monitor com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.


  • No entanto, os usuários devem estar atento a alguns detalhes. Ter os requisitos mínimos de hardware não é garantia de que o Windows 8 vá rodar sem problemas. Para uma melhor experiência de uso é preciso ter uma máquina potente. Algo como um processador de 1,4 Ghz, memória RAM de 4 GB, HD de 320 GB ou mais (ou SSD com, pelo menos, 128 GB para uma inicialização mais rápida). Além disso, o monitor com resolução de 1366 x 768 para usar o recurso de snap-in (que divide a tela com dois aplicativos na nova interface) é o ideal, bem como um touchpad com suporte a multitoque (no caso de um notebook).

    Em termos de software, não há uma resposta simples e não há como saber se determinado computador ou notebook é compatível é compatível com o Windows 8. O melhor jeito de descobrir isso é acessando uma página da própria Microsoft que lista os dispositivos e programas compatíveis com a nova versão do sistema operacional.

    Comentários