Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Computador mais barato do mundo poder ser fabricado no Brasil

Raspberry Pi
O computador mais barato do mundo, o Raspberry Pi, pode ser fabricado no Brasil. A informação de que isso pode acontecer foi dada pelo próprio diretor-executivo do Raspberry Pi Foundation, Eben Upton em entrevista à BBC Brasil. Segundo ele o custo de importação do equipamento é muito alto. Lá fora o Raspberry Pi é vendido por 35 dólares, mas ele chega aqui por quase três vezes esse valor, 85 dólares ou quase 200 reais. Com a produção local o preço poderia ser bem mais competitivo.

Além disso, a produção do computador no Brasil teria outra vantagem: a distribuição do produto para toda a América Latina, considerado um mercado prioritário para a empresa. Embora não tenha fornecidos números, o diretor da companhia afirmou que são vendidas algumas milhares de unidades do computador no país. Esse números são considerados pequenos diante do tamanho da população do país, da renda e do conhecido entusiasmos dos brasileiros em relação à tecnologia, afirmou Eben Upton.

No entanto, por enquanto, não há motivos para abrir a champanha e comemorar, pois a Raspberry Pi Foundation não acertou com nenhuma empresa brasileira. Segundo o seu diretor-executivo o negócio ainda está em fase de reconhecimento. Ou seja, ainda pode demorar para uma fábrica própria do computador mais barato do mundo começar a operar no Brasil. Para sair do papel o projeto deverá contar com algum tipo de parceria, o que ainda não aconteceu.

O Raspberry Pi chegou ao mercado em 2012 com a promessa de ser o computador mais barato do mundo. Para conseguir essa façanha, ele foi projeto para caber no mesmo espaço ocupado por um cartão de crédito. Além de usar software livre como o sistema operacional Linux, o aparelho dispensa dispositivos periféricos como mouse, teclado e monitor.

Comentários