Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Site faz reconhecimento de voz em português sem complicação

Ditar para o computadorNos últimos dias procurei diversas opções de programas de reconhecimento de voz em português. A minha busca por um software que permite falar com o computador ao invés de digitar se deve ao fato de que venho sofrendo com muitas dores nos tendões das mãos. A culpa, claro, é do excesso de digitação. Entre as opções que encontrei nenhuma se encaixou nas minhas necessidades. Algumas são caras, outras não são precisas e outras são complicadas de usar. Como não quero usar um programa pirata como o Dragon Dictation, por exemplo, resolvi adotar um serviço que funciona de forma online. Foi assim que descobrir o Online Dictation.

Ao contrário de diversos programas de reconhecimento de fala não é preciso configurar nada, nem mesmo ligar com opções como a criação de perfis de voz, basta acessar o site e sair falando. É possível ditar cartas, e-mails e tudo o mais que o usuário quiser. O único inconveniente é que ele só funciona com o navegador Google Chrome. Isso acontece porque o site usa a HTML speech input API, e apenas o navegador do Google suporta o recurso. No entanto como o browser é um dos mais populares do mercado, acredito que pode ser útil para um grande número de pessoas no mundo à fora.

Para que, se interessou em testar o serviço de reconhecimento de voz basta clicar aqui  para acessar o site. Apesar da interface estar em português é bem fácil de usar o site. O primeiro passo, obviamente é ter um microfone instalado no computador. Se for um headset, melhor. Depois o usuário deve clicar no ícone do microfone no Online Dictation e começar a falar. O texto ditado será inserido numa caixa de texto. Depois ele pode ser copiado e colado num editor de texto ou num e-mail, por exemplo.

A tecnologia do Google ainda permite que se insira o reconhecimento de voz dentro de qualquer site na internet. Abaixo está um exemplo, em que colocamos o código para criar uma caixa de texto semelhante ao do site mencionado acima, com a diferença que ele faz uma busca no Google usando a voz.



Comentários

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.