Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nokia divulga lista de smartphones que terão seus preços reduzidos

Nokia Lumia 520Nesta semana a "presidenta" Dilma Rousseff assinou  e publicou no Diário Oficial da União (DOU) o decreto que desonera os smartphones. A redução de impostos realizada pelo governo federal deve tornar os aparelhos mais baratos, já que os fabricantes deixarão de recolher o PIS/PASEP e o COFINS. E a Nokia foi a primeira empresa do mercado nacional a informar quais os modelos de celulares se enquadram nas exigências do governo para contar com o benefício fiscal.

A fabricante finlandesa não perdeu tempo e publicou uma lista com os aparelhos que serão beneficiados  pelo decreto. São eles os smartphones Asha 302 e Asha 311 e os Lumia 520, Lumia 620, Lumia 710, Lumia 720 e o Lumia 820. Todos os modelos estão à benda no mercado tanto físico quanto virtual, com exceção do Nokia Lumia 720, que só deve chegar ao mercado brasileiro em Maio. A Nokia informou que espera que a redução nos preços do smartphones seja repassada integralmente aos consumidores pelo varejo.

Para contar com o benefício no corte de impostos os smartphones precisam cumprir algumas exigências. Por isso nem todos os modelos do mercado estão aptos a contar com a redução para zero das alíquotas dos impostos. Entre as principais exigências estão as seguintes: o aparelho nçao pode custar mais de 1.500 reais, precisa ter acesso à internet, além de contar com um sistema operacional que permite o desenvolvimento de aplicativos por terceiros.

O ponto mais polêmio diz respeito ao item que exige que o smartphone traga um pacote de aplicativos nacionais já instalados. Essa exigência do governo pode fazer com que o iPhone, um dos modelos mais caros do mercado, fique de fora da desoneração. Por outro lado a Apple anunciou há pouco tempo a redução nos seus preços e agora o modelo mais barato do mercado brasileiro é o iPhone 4 de 8GB, que custa R$ 1.099,00.

Comentários