No dia 28 de Fevereiro a Anatel aprovou a redução de quase 9% no valor da tarifa de telefonia em ligações feitas a partir de telefones fixos para celulares. A redução no preço foi definida durante reunião do Conselho Diretor do órgão regulador. Os valores entram em vigor a partir de hoje, 6 de Abril. A redução será aplicada pelas operadoras de telefonia Embratel, Sercomtelm CTBC Telecom, Telefônica (São Paulo) e Oi (na área da antiga Brasil Telecom).
O preço médio da ligação de um telefone fixo para celular deverá ser 4 centavos mais barato a partir de agora. Ou seja, o valor cai de 48 centavos para cerca de 44 centavos. No caso da operadora Oi, em áreas onde antes eram cobertas pela Telemar, a redução será ainda maior, de 18,6%. Isso acontecerá porque a empresa não teve seus valor reduzidos no ano passado por conta de ações judiciais.
Em 2012 todas as operadoras reduziram os valores das suas tarifas. A Oi foi a única que não cumpriu a decisão da Anatel, e conseguiu manter o valor baseada em ações judiciais. Na época o preço da ligação caiu de 54 centavos para 48, redução de 10,7%. Agora, a estimativa é de que hajam novas reduções. Até 2014 o percentual de redução será, no total, de 21,25%. Assim o preço da ligação ficará em 43 centavos. Claro, desde que alguma das operadoras não recorra à justiça para cancelar a redução.
Eis aí uma boa notícia para os brasileiros, e na mesma semana em que a primeira ligação feita a partir de um celular completou 40 anos.
Atualização
Com o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens como WhastApp e Telegram esta notícia já não impacta a vida das pessoas. Esses apps permitem a comunicação instantaneamente através da internet. Além de mensagens de textos, eles tem funções para envio de áudio e vídeo e tomaram o lugar do telefone fixo na preferência de uso. Esse é um caminho sem volta no mundo da tecnologia.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.