Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Google lança gerenciador de contas inativas


Google IAMTodos nós sabemos que a morte é inevitável, cedo ou tarde esse dia chega. E, no mundo moderno, temos algo a mais com o que se preocupar antes de, como diria Mario Quintana, “poder, enfim, estar deitado de sapatos”: dar um destino aos nossos perfis virtuais, nossas fotos, vídeos e tudo o mais que estiver armazenado online. Felizmente o Google criou uma ferramenta chamada “Gerenciador de contas inativas” que permitirá ao usuário decidir o que acontecerá com a conta depois da sua morte.



Através do novo serviço o usuário pode determinar qual destino será dado à sua conta quando ele partir. Como se fosse uma espécie de testamento virtual, é possível determinar um prazo de até1 ano para a conta permanecer inativa antes de algo ser feito. Depois desse período de inatividade duas coisas poderão acontecer levando em conta a programação estabelecida pelo usuário ainda em vida: os dados armazenados poderão ser deletados permanentemente ou poderão ser acessados por seus familiares.

Se o usuário optar por não apagar seus dados e arquivos da internet, ele poderá escolher até 10 pessoas que terão acesso à conta. Então qualquer uma dessas pessoas terá até 3 meses para decidir o que fazer com os dados como fazer o download de fotos, vídeos, documentos e outros arquivos salvos nos servidores do Google usando a ferramenta recém-criada chamada de TakeOut. O serviço é compatível com a maioria dos serviços da empresa como o GmailYouTube, Latitude, Pages, Picasa, Reader, Voice, Blogger, Google+ e Drive.

A ideia do Google é a de simplificar a vida de quem perdeu um ente querido e decidir o que fazer com os dados de sua vida virtual. A iniciativa da empresa é muito bem-vinda e deveria ser imitada por outras empresas, especialmente o Facebook, pois devem existir milhões de perfis órfãos na internet à espera de alguém para dar um destino a eles.

Comentários