Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como baixar músicas, filmes e livros na internet

Baixar MP3Existem várias formas de se baixar músicas e outros arquivos na internet. A maioria das pessoas segue um método simples que consiste em começar procurando pelo nome da música no seu buscador preferido. Atualmente a maior parte dos usuários da internet prefere utilizar o Google, que é o sistema de buscas mais eficiente do mundo. Para começar é preciso abrir o navegador da web (web browser) e acessar o site do Google digitando www.google.com.br na barra de endereços.

O próximo passo, depois que a página do buscador estiver carregada, é digitar o nome da música, filme ou livro que deseja encontrar e fazer o download na caixa de buscas do Google. Músicas disponíveis para download na internet normalmente estão em formato MP3. No caso de livros um dos formatos mais populares é o PDF. Já filmes podem ser encontrados em vários formatos: mov, avi, divx, mp4, rmvb. Ao fazer uma busca normalmente resulta em milhares de páginas. Para ser mais específico o usuário pode acrescentar o comando "filetype:.mp3" à sua busca para o Google mostrar apenas resultados que contenham arquivos do tipo MP3.

Nesse ponto o usuário precisa estar ciente de que a maior parte dos arquivos disponíveis na web é fruto de pirataria e que fazer o download desses arquivos é ilegal. Por conta disso é que o site Megaupload foi fechado pelo FBI em 2012. A ação da polícia americana atendeu aos interesses da indústria cinematográfica e fonográfica e obrigou outros sites de download a restringir o compartilhamento de arquivos. Um dos poucos sites que resistem à essa pressão é o 4Shared, que pode ser acessado pelo endereço www.4shared.com.

Lá é possível encontrar não só músicas como outros tipos de arquivo para download, incluindo livros e imagens, vídeos e até jogos. Para usar o site é preciso criar uma conta e estar logado. Ele conta com um sistema próprio de buscas, mas é mais fácil procurar algo usando o Google e procurando por links que apontem para o 4Shared. Para baixar o arquivo é só clicar no link que aponta para o arquivo de música.

Como eu disse, você, como usuário, precisa estar ciente de que esse método pode levar a links ilegais. Para que, quer baixar músicas de forma legal uma boa opção é o site Palco MP3. Ele não é completo, mas possui milhares de arquivos legais, a maior parte liberados para download. Pena que a maioria das músicas é de artistas independentes e existem poucas músicas de cantores de sucesso como Luan Santana ou Paula Fernandes.

Outro lugar para buscar músicas sem infringir a lei é o site domínio público. Trata-se de um grande banco de dados de arquivos liberados para download de forma gratuita. Ele possui músicas, livros e outros documentos cujos direitos caducaram e agora podem ser distribuídos livremente pela internet. O inconveniente aqui é que não é possível encontrar coisas novas. Mas não deixa de ser uma grande biblioteca aberta ao público.

Outras maneira de se obter músicas, filmes e livros de forma legal é através de serviços pagos. Há vários disponíveis no Brasil. Um dos mais recentes a chegarem ao país foi o Deezer, que dá acesso a mais de 20 milhões de músicas e funciona por um sistema de assinatura. Para usuários do iPod, iPhone e iPad há o iTunes, que permite a compra de músicas individualmente e por preços muito baixos. No caso dos livros e filmes existem várias opções.

Netflix, por exemplo, funciona com um sistema de assinatura mensal. Ele dá acesso ilimitado a milhares de filmes e séries que podem ser assistidos em computadores, nortenhos, smartphones, tablets e até consoles. Outras opções também são a iTunes, que permite o aluguel ou compra de filmes e o Google Filmes, que funciona do mesmo modo. Se a intenção for baixar livros eletrônicos as opções incluem o iba, Gato Sabido, o iBooks e a Amazon, entre outros.

Enfim, espero que este artigo tenha sido útil para os usuários menos experientes do Windows.

Comentários