Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Escolha do novo Papa Francisco domina as redes sociais

Se antes as pessoas costumavam usar a frase "o Papa é pop", e que se popularizou na música da banda gaúcha Engenheiros do Havaí, hoje a expressão mais correta, ou mais de acordo com os novos tempos, seria algo como: "o Papa é social, conectado e twitteiro". Ou algo assim. O fato é que o Conclave e a eleição do Sumo Pontífice da Igreja Católica tomou conta da internet e das redes sociais nos últimos dias provando que a tradição e a tecnologia continuam convivendo de mãos dadas no mundo moderno.


Antes da eleição do Papa Francisco ser definida, o assuno tomou conta das redes sociais como Facebook e Twitter. No microblog diversas hashtags relacionadas ao Conclave realizado em Roma tomaram conta dos trending topings, que todo mundo sabe, são os assuntos mais comentados do Brasil e do mundo. #FumaçaBranca e #whitesmoke estiveram entre elas nas horas que antecederam o anúncio oficial da Igreja de que o novo Papa Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, havia sido escolhido pelos cardeais.

Papa Francisco

E por falar em anúncio oficial, quando o Conclave finalmente chegou a um consenso em relação ao nome do  Papa, a revelação foi feita primeiro pelo Twitter oficial do Vaticano, que disse "Habemus Papam". A expressão em Latim significa "Temos Papa" e é uma tradição da Igreja. E tão logo o anúncio pela internet foi feito a hashtag #HabemusPapam passou a dominar o microblog.

Foi pelo Twitter também que as pessoas ficaram sabendo que o novo Papa era argentino. Em seguida após o anúncio, uma enxurrada de mensagens sobre o assunto começou a circular na rede. No Brasil, por sinal, a repercussão foi imediata. Por aqui havia a esperança e a torcida por um Papa brasileiro, o que não aconteceu. Com a eleição de um argentino logo o Facebook foi inundado por post fazendo referência ao fato. Muitas pessoas brincaram com o assunto e até afirmaram que trocarão de religião pelo fato do Papa ser um "hermano".

Comentários