Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Bill Gates e Paul Allen recriam foto histórica de 1981

Bill Gates e Paul AllenMuita gente, principalmente os mais jovens, nunca devem ter visto essa imagem aí em cima. Mas ela é icônica, e retrata um dos momentos mais importantes da história da computação. Tirada em 1981 ela traz os cofundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen. O momento foi eternizado para comemorar um dos negócios mais importantes da empresa, o licenciamento do sistema operacional MS-DOS para a IBM. O negócio foi o pulo do gato da companhia e a ajudou a se tornar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Agora, tantos anos depois a dupla de empresários resolveu repetir a foto para o Museu do Computador Vivo de Seattle, fundado por Paul Allen. O momento foi recriado (divulgado via Twitter) nos mínimos detalhes e mostra os dois pioneiros da informática em meio a computadores antigos. As máquinas que aparecem na imagem são o que de melhor se tinha naquele tempo. Época, por sinal, em que os computadores eram trambolhos grandes e pesados onde pouca coisa podia ser feita senão digitar algumas palavras numa tela preta.

O negócio protagonizado pela então “Micro-soft” é considerado um daqueles momentos grandiosos e geniais. Graças à esperteza de Gates. Vendo que o mercado de computadores poderia se tornar um grande negócio no futuro, eles compraram o sistema operacional de uma pequena empresa por uma bagatela, mudaram o nome para MS-DOS e o licenciaram para todo-poderosa IBM, a maior companhia do mundo na época, que fabricou o IBM PC e mudou os rumos da computação. O acordo, de quebra, tornou Bill Gates e Paul Allen os homens mais ricos do mundo.

O MS-DOS hoje pouco é usado e conhecido. Mas o sistema operacional é avô do Windows e durante décadas dominou o mercado. Mesmo coma chegada da interface gráfica, o sistema ainda era responsável pelo trabalho pesado. Ou seja, apesar dos ícones e janelas do Windows, era o DOS que gerenciava todo o hardware do computador. Sua importância era tão grande que apenas há pouco tempo ele deixou de ser a base do Windows.

Comentários