Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como adicionar o Windows XP ao menu de boot do Windows 8

EasyBCDHá poucos dias um leitor do site entrou em contato perguntando como poderia rodar o Windows 8 e o Windows XP na mesma máquina. A necessidade de rodar dois sistemas operacionais no mesmo computador se deve às limitações de cada um dos sistemas. O problema do usuário pode ser o mesmo de muita gente que tem programas que rodam na versão mais antiga do Windows como o XP, 7 ou Vista e são incompatíveis com um Windows 8. Uma opção, nesse caso, é rodar o programa em modo de compatibilidade. No entanto, nem sempre isso funcionam. É aí que surge a necessidade de instalar os dois sistemas para rodar em dual-boot.

Quando se instala o Windows 8 num computador quem já tem uma versão anterior do sistema o processo é bem simples e o instalador pode adicionar a versão antiga do sistema operacional sem problemas. Isso permite que o usuário escolha qual o sistema vai utilizar a depois de ligar o computador. No entanto, se o  Windows XP for instalado depois do Windows 8 a coisa complica um pouco. O problema é que o carregador de boot não reconhece a versão mais nova do Windows. Não vou tentar nos detalhes técnicos desse problema. Vou me limitar a apresentar uma solução simples e prática para solucioná-no.

A maneira mais simples de adicionar o Windows XP (ou mesmo o Windows 7) ao menu de boot do Windows 8 é através de um programa que pode ser baixado gratuitamente na Internet. O nome dele é EasyBCD, da NeoSmart Technologies. Apesar de contar com uma versão paga, a versão gratuita do programa serve perfeitamente para a proposta deste artigo, que é resolver o problema de inicialização do Windows. A sua utilização não tem mistério. Depois de instalar o programa o usuário só tem que adicionar o Windows XP à lista de sistema operacionais do carregador de boot do Windows 8.

Para isso siga o tutorial a seguir:
  • Se você não tem instalado o EasyBCD no computador, acesse o site da Neosmart e baixe a versão gratuita (Free) do programa (será necessário informar um nome e senha para acessar a página de download). No momento a versão mais nova é a 2.2.
  • Depois do programa instalado no Windows 8, abra-o;
  • Clique no botão "Add New Entry";
  • Na opção "Operating Systems" certifique-se de que a aba "Windows" está ativa;
  • No menu dropdown selecione a opção "Windows NT/2k/XP/2K3";
  • Em "Name" digite o nome da sua instalação do Windows ou deixe o padrão do programa;
  • Em "Drive" selecione o disco onde a sua versão antiga do Windows está instalada (se quiser pode deixar marcada a opção "Automatically detect correct drive" para o drive ser detectado automaticamente;
  • Agora é só clicar em "Add Entry" e pronto, basta reiniciar o computador e selecionar a versão do windows que será utilizada na hora do boot.
O EasyBCD também pode ser usado para fazer dual-boot do Windows com outros sistema operacionais como o MS-DOS, Windows ME, Linux e até Mac OS X.

Comentários