Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

5G permitirá baixar um filme na internet em menos 1 segundo

SamsungJá pensou em baixar um filme inteiro e completo em apenas 1 segundo? Bom, para quem tem uma banda larga de alta velocidade como a da GVT, por exemplo, isso pode ser possível. Mas para os usuários da internet móvel isso é só um sonho distante. Com a chegada do 4G essa realidade deve mudar (ainda que de forma lenta e gradual). E, se depender ainda da Samsung, logo o LTE vai ficar ultrapassado. A promessa é de que a partir de 2020 já se poderá começar a usar a internet de quinta geração, o 5G.

A empresa informou que já está testando o serviço de conectividade ultrarrápida. Para se ter uma ideia do quanto a internet 5G pode ser mais veloz mesmo em comparação com o 4G é só comparar as velocidades. Enquanto a internet móvel de quarta geração pode atingir velocidades de até 75 Mbits por segundo, o 5G pode trocar dados com velocidades de dezenas de Gigabits por segundo. Para obter o feito, a Samsung testou até 64 elementos de antena.

Na prática a Samsung conseguiu uma velocidade incrível para os padrões da telefonia móvel. Nos testes foi possível transmitir dados entre dois terminais separados por 2 quilômetros de distância a uma taxa de 1 GB por segundo. Com isso seria fazer o download de um filme na internet em alta definição em poucos segundos. No entanto, apesar do sucesso, a tecnologia ainda precisa ser padronizada e reconhecida pelos órgãos reguladores para entrar em operação. Por outro lado a Samsung larga na frente na corrida para lançar a tecnologia antes das demais.

A previsão é de que o 5G comece a operar em 2020. Ou seja, daqui a 7 anos. Lá fora, é claro. No Brasil a maior parte dos usuários ainda sofrem com as velocidades limitadas do 3G, que promete uma coisa e na prática é outra. Enquanto isso o 4G, que poderia ser a salvação da lavoura, ainda engatinha. A esperança é de que a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016 ajudem a acelerar o processo de transição do 3G para o 4G.

Comentários