Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Vírus para computador finge ser antivírus gratuito Avast

Falso antivírus AvastA empresa de segurança Kaspersky está fazendo um alerta aos usuários de computadores no Brasil. Recentemente foi descoberto um novo malware que chega por e-mail e que pode infectar o computador caso não se tome as devidas precauções como, por exemplo, evitar clicar em links e anexos em mensagens de correio eletrônico. O mais curioso nesse caso é que o tal vírus tenta se disfarçar de anti-vírus.

Uma vez instalado na máquia, o programa exibe uma mensagem tentando se passar pelo anti-vírus gratuito Avast. O texto exibido pelo software nocivo é o seguinte: "Seu Avast! Antivirus esta sendo Atualizado, Aguarde". Abaixo é possível conferir um print da tela no Windows onde esse texto aparece. Além disso o vírus ainda tenta remover o aplicativo Avast original do computador. Ainda não se sabe o que ele realmente faz. O certo é que é preciso ter cuidado para não ter dados pessoais como senhas e logins roubados.

Para um especialista da Kaspersky, os criminosos escolheram o Avast para aplicar o golpe por se tratar de um anti-vírus gratuito. Segundo Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de analistas e pesquisadores de malware para América Latina da Kaspersky Lab, os usuários brasileiros ainda não estão dispostos a pagar por uma proteção paga e, por isso, facilitam a vida dos criminosos e golpistas.