Programa do Imposto de Renda já está disponível para download

Programa do Imposto de Renda já está disponível para downloadA Receita Federal se antecipou à previsão inicial e liberou o Programa de Imposto de Renda 2012 antes da hora. O software, que seria liberado apenas às 18 horas e é usado para preencher a declaração do Imposto de Renda já pode ser baixado desde as 8 horas do dia 24 de Fevereiro. Com isso o contribuinte terá mais tempo para se familiarizar com o programa da Receita antes de começar o envio das declarações.

Apesar do programa já estar disponível para download, os contribuintes só poderão começar a enviar a Declaração de Imposto de Renda 2012 a partir do dia 1º de Março. Nesse dia será liberado o Receitanet. O software é a única maneira de enviar a declaração de renda pela internet (outra opção é através de disquetes nas agências da Caixa e Banco do Brasil). Ainda quanto ao programa de preenchimento, a Receita Federal avisou que pretende disponibilizá-lo antes da hora nos próximos anos, se tudo correr bem.

Quem quiser estar entre os primeiros a receber os lotes de restituição deve preencher o formulário eletrônico e enviar o quanto antes. Além de quem enviar primeiro, os maiores de 65 anos terão prioridade na hora de receber a restituição (caso não houver nenhuma inconsistência ou pendência). O prazo final para envio da declaração de 2012 é o dia 30 de Abril. Já as empresas tem até o dia 29 de Fevereiro para enviar à receita a  a declaração com a relação de rendimentos pagos aos trabalhadores. A previsão é que neste ano sejam entregues 25 milhões de declarações.

Comentários