Nova versão do Mac OS X Lion é liberada para desenvolvedores

A Apple liberou para os desenvolvedores uma nova versão do Mac OS X, a 10.8. Ela é chamada de "Mountain Lion" e trata-se de uma atualização da versão atual, a 10.7. Trazendo diversas novidades, a versão deverá ser liberada ao usuário final lá pelos meses de Junho, Julho ou Agosto. Não há nenhuma mudança radical, mas a atualização traz uma série de novos e interessantes recursos, e aproxima cada vez mais o sistema para desktops e notebooks da Apple de sua versão móvel, que roda no iPod Touch, iPhone e iPad.

O Mac OS X 10.8 traz diversos aplicativos já existentes no iOS como o iMessage (para a comunicação entre dispositivos da Apple) e o iCloud, a plataforma de armazenamento na nuvem. O SO também trará integração com o Game Center, e contará com o recurso chamado de "AirPlay Mirroring", que permite espelhar a tela do Mac em outro dispositivo como uma Apple TV. Outro recurso oriundo do iOS 5, a integração com o Twitter também estará presente no "Mountain Lion", e permitirá tuitar praticamente de qualquer programa.

Um novo sistema integrado ao Mac OS X mostrará notificações de mensagens, tuítes e e-mails. Bastará um simples clique para abrir o aplicativo associado. Um novo recurso de segurança incluído no sistema é o "Gatekeeper". Ele permitirá determinar de onde vem um software, permitindo que o usuário aceite apenas arquivos de fontes confiáveis como o iTunes e a Mac App Store. Ele também permitirá que o usuário aceite (ou não) aplicativos e programas vindos de terceiros (desde que pré-aprovados pela Apple).

Comentários