Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como escolher um laptop infantil

Laptop da Barbie
laptop da Barbie
Crianças. Já não se fazem mais como antigamente. Hoje, elas mal saem das fraldas e já querem mexer em computadores. Se você é pai e tem um filho ou uma filha na casa dos 5 ou 6 anos em diante deve saber do que estou falando. Certamente a maioria já sabe o que ele ou ela quer ganhar: um laptop. Pelo menos, não é como as crianças americanas, que estão de olho no iPhone e no iPad.

Bom, escolher o melhor laptop infantil não é uma tarefa fácil. Como eu já passei por isso, resolvi dar algumas dicas sobre a melhor escolha. No caso da minha filha (e até dos meus sobrinhos) ela já teve dois modelos. O primeiro foi um laptop da Hello Kity presenteado quando ela tinha 5 anos.

Se você puder evitar esses modelos com nomes de personagens infantis, melhor. Em geral eles tem os mesmo recursos que outros, mas são mais caros. Claro, que não é fácil conseguir isso. Para se ter uma ideia, além da Hello Kity, eu tenho um sobrinho que tem um laptop do Pooh! e outro do HotWheels. Também tenho uma sobrinha que tem um laptop da Barbie. Enfim, é muito difícil evitar isso, mas não custa tentar.

Ao comprar um laptop infantil também deve-se levar em conta a faixa etária. Os mais simples são destinados à crianças menores, na faixa dos 5 anos e que, portanto, não são alfabetizadas. Eles tem menos atividades e normalmente tem músicas e muitas vezes contam com seus próprios tecladinhos. Em geral esses modelos contam com telas LCD muito pequenas. Nesse caso, basta procurar pelo personagem que seu filho mais gosta como o Ben 10, por exemplo, já que o muda é apenas por fora. Por dentro eles podem ser bem parecidos, pra não dizer, idênticos. Não custa nada pedir para o vendedor fazer uma demonstração do produto.

Laptop Hot Wheels
laptop infantil HotWheels
Já as crianças maiores vão preferir modelos com mais atividades. Muitos são até bilíngues, e são ideias para meninos e meninas em fase de alfabetização. Aí a escolha é bem difícil. Muitas meninas nessa idade devem gostar da Xuxa e da Barbie. Os meninos, claro, são vidrados no Ben10 e no Homem-Aranha. Se não tiver como evitar, escolha os modelos com o maior número de atividades educacionais. Eles podem ser um ótimo auxílio na hora de estudar. Também preste atenção no tamanho da tela, escolha um laptop infantil com tela maior.

No último Natal, eu e minha esposa optamos por trocar o laptop da Hello Kity por uma miniatura de desktop infantil do Mickey. O modelo pode ser encontrado no Mercado Livre e tem a vantagem de parecer um computador de verdade, do tipo mini-torre. Para se ter uma ideia, ele tem dezenas de atividades e o teclado é   do tipo QWERTY como os de computadores normais e é sem fio. Pra mim, é um dos melhores modelos que já vi por aí. Ele também tem uma versão Toy Story. Veja a foto abaixo, de um modelo similar encontrado no Mercado Livre:

Computador infantil com teclado sem fio
Outra opção, para quem tem filhos maiores, é dar um computador de verdade. Embora sejam mais caros, e não para qualquer bolso, acredito que seja um investimento na educação da criança. No caso da minha filha, ainda vou esperar mais um ano ou dois para ver se ela se comporta direitinho na escola. Atualmente, ela usa o computador da minha mulher. Uma de suas atividades preferidas é jogar. Mas também ela gosta de usar o PC para brincar naquele que, pra mim, é o melhor software educacional que existe: o Gcompris.

Aplicativo educacional Gcompris

Recentemente instalei a versão para Linux. Falando nisso, o sistema operacional do Pinguin é cheio de programas educativos. Baixei muitos da internet. A maioria é em inglês, mas não vejo problema, pois ele está ajudando a minha filha a aprender duas línguas ao mesmo tempo.

Atualização

Com o mercado de tablets em alta há muitos modelos de dispositivos capazes de agradar a criançada. O próprio iPad é uma boa opção, ainda que seja um tanto caro para lagar na mão de uma criança. Nesse caso o ideal é optar por tablets mais baratos feitos especialmente pra as crianças como os tablets da Barbie e das Monster High, por exemplo. Nesta matéria publicada no Yahoo! eu listei quatro modelos que podem ser comprados para os pequenos, confira: Tablets feitos especialmente para as crianças. Um dos modelos citados na matéria, da marca Dazz, tive a oportunidade de testar e fazer uma análise.

Comentários