Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Dicas para comprar seu primeiro iPad 2 neste Natal

iPad 2Num post publicado hoje eu disse que os eletrônicos estão entre os presentes preferidos pelas pessoas no Natal. E no topo da lista de muita gente estão dois aparelhos de última tecnologia: o iPhone 4 e o iPad 2. Por isso resolvemos dar uma ajudinha para quem quer comprar seu primeiro iPhone ou seu primeiro iPad neste Natal. O primeiro texto é sobre o iPad 2. Confira a seguir.

Comprar um iPad ou iPad 2 não é uma tarefa difícil. Tudo o que o usuário precisará fazer é decidir qual versão é melhor para o seu perfil. Ou seja, a versão escolhida depende de vários fatores, não só apenas do preço, embora muita gente fique tentada a comprar o modelo mais barato. É preciso estar atento à esse detalhe, pois a melhor versão para você é aquela que se encaixa nas suas necessidades e cabe no seu bolso.


Versões

Todas as versões do iPad 2 tem o mesmo processador A5 dual-core e a mesma quantidade de RAM. O que muda de uma versão para outra é a quantidade de memória para armazenamento e se ele tem ou não conexão 3G. No total o tablet tem 6 versões diferentes, cada uma com conexão Wi-Fi ou 3G e 16 GB, 32 Gb e 64 GB de memória interna. Obviamente o modelo com conexão Wi-Fi e 16 GB é o mais barato, ele custa em torno de 1.649 reais. Já o mais caro é o com 64 GB e conexão 3G, que tem preço de certca de 2.299 reais.

Capacidade Interna

Na hora de comprar um iPad ou iPad 2 pense o seguinte: você vai assistir à filmes como ele, vai ouvir música, vai transferir suas fotos, pretende baixar muitos jogos ou apenas pretende instalar aplicativos de notícia e usá-lo para navegar na internet? As respostas para essas perguntas define qual a versão é mais adequada. Por exemplo, quem pretende ouvir música no tablet provavelmente precisará de uma quantidade de memória condizente com a sua biblioteca de mídia. Se ela tiver muitos gigabytes então quanto mais memória, melhor.

O mesmo vale para os vídeos. Um filme com resolução razoável dificilmente terá menos de 500 MB de tamanho. Logo uns 15 ou mais vídeos já acabam com praticamente metade da memória do modelo de 16 GB de memória. Isso sem falar no espaço reservado para imagens, livros e aplicativos. O ideal, nesse caso é o modelo com 32 ou 64 GB de memória. e mesmo quem não pretende encher o tablet de músicas e jogos deve prestar atenção em outro detalhe.

Mesmo que o usuário pretenda apenas instalar aplicativos no iPad é preciso lembrar que a quantidade de memória pode não ser suficiente se a intenção for instalar muitos jogos. Embora grande parte dos aplicativos não usem mais do que 20 MB, jogos podem ser enormes. Pelo menos para os padrões do iPad, claro. Se você pretende colocar jogos com mais de 1 Gb de tamanho no tablet, considere comprar a versão com pelo menos 32 Gb. É bom não esquecer que o iPad 2 não permite ampliar a memória através de cartão microSD ou via USB. Logo, o usuário precisa avaliar muito bem essa questão antes de decidir.

Conectividade: 3G e Wi-Fi

Todo modelo de iPad 2 vem com conectividade Wi-Fi. Isso quer dizer que só é possível conectá-lo à internet por meio de um hotspot ou através do compartilhamento da conexão com a internet em casa, por exemplo. Logo, para comprar um iPad o usuário precisa definir como pretende usá-lo para navegar na internet. Veja, o meu caso, por exemplo. Tenho um iPad apenas com Wi-Fi e raramente uso ele na rua.

Mas quem pretende sair de casa ou mesmo levá-lo para viajar pode cogitar comprar a versão com 3G. A maioria das operadoras tem bons planos para acessar a internet pelo iPad. A afirmação acima também real para quem não tem conexão com a internet no computador ou notebook. Nesse caso um iPad ou iPad 2 Wi-Fi é praticamente inútil, pois a conexão é essencial para instalar aplicativos, ler e-mails, acessar redes sociais e atualizar o sistema operacional iOS. Enfim, sem uma conexão à internet o iPad

iPad 1 x iPad 2 x iPad 3

A versão mais recente do iPad é o de segunda geração. No entanto ainda é possível encontrar o iPad original por aí. Nesse caso, o preço pode ser um atrativo bem interessante, já que o modelo anterior pode sair muito barato. E ainda que o modelo atual seja mais rápido e tenha câmera, o iPad original dá muito bem conta do recado. Com poucas exceções é possível rodar praticamente todos os aplicativos e jogos da App Store no modelo original. É possível, inclusive instalar a última versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 5. No entanto, quem gosta de manter-se atualizado pode optar pela versão mais nova. Além de mais rápido, ele é mais bonito e mais leve.

Quanto ao iPad 3, há muitos rumores, mas ninguém sabe ao certo quando ele chega ao mercado. É possível que o anúncio oficial seja feito já no início de 2012, mas tudo é incerto ainda. Acredito que não valha à pena esperar por ele. Quem deseja comprar a última versão do iPad pode muito bem ficar satisfeito com o iPad 2. Até porque, até onde se sabe, pouco coisa deverá mudar com o lançamento da terceira geração do tablet da Apple. A mais comentada é que ele poderá ter tela de alta definição. Para muita gente, esse pode não ser motivo suficiente para trocar de modelo.

Para os brasileiros uma coisa é certa. Mesmo que o iPad 3 fosse anunciado hoje, ainda teríamos que esperar meses para ele chegar ao Brasil. Portanto, uma nova versão do iPad não deve chegar ao mercado nacional até o segundo trimestre de 2012. Não há motivos para esperar por ele.

Onde Comprar

Oficialmente o menor preço do iPad 2 é de 1.649 reais para o modelo de 16 GB Wi-Fi (sem 3G). No entanto é preciso comprá-lo por preço até menores em lojas virtuais e revendas da Apple. Se a intenção é comprá-lo pela internet uma boa dica é começar pesquisar o melhor preço em sites como Buscapé.

Comentários