Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Resenha do Nero 2014 Platinum

Resenha do Nero 2014 PlatinumInicialmente o Nero era apenas um programa criado para facilitar a criação de CDs no Windows. Com o passar dos anos o software não parou de evoluir e, atualmente, seus recursos vão muito além da proposta original. Não por acaso hoje ele é considerado uma das melhores suítes de aplicativos de gerenciamento de mídia para PC. Em 18 de setembro ocorre o lançamento Nero 2014 Platinum, e tivemos a oportunidade de conferir de perto as novidades da nova versão da ferramenta. A seguir o leitor pode conferir uma resenha do software e descobrir o que ele tem de melhor (e pior).

Nero 2014 Platinum será vendido tanto na caixa como também estará disponível através de download. Nesse caso o arquivo de instalação tem cerca de 275 MB. Logo, para baixá-lo é preciso possuir conexão a internet com boa velocidade. Concluído o download a instalação ocorre de maneira simples, mas requer alguns cuidados como desmarcar as opções para não instalar "na carona" a barra "AVG Security Toolbar" antes de continuar.

Todas as ferramentas da suíte estão à disposição do usuário assim que ela é inicializada. Na tela "Seja bem-vindo ao Nero 2014 Platinum" ficam os atalhos para os programas inclusos no pacote organizados em 10 botões coloridos e separados por 4 categorias: "Gerenciar e Reproduzir", "Editar e Converter", "Cópia e Gravação" e "Cópia e restauração".

Mais abaixo há outros 5 botões. O principal deles é o "Ferramentas", que dá acesso a atalhos para outros softwares que podem ser baixados e integrados à suíte como o Nero WaveEditor (para gravação e edição de áudio) e o Nero CoverDesigner (para a criação de etiquetas e encartes de discos).

Também há um botão chamado "Tutoriais" onde o usuário pode conferir vídeos que ensinam a realizar tarefas comuns dentro do software. Mas no momento do teste apenas um vídeo sobre o Nero Burning ROM estava disponível.

As melhorias na integração entre os vários aplicativos do Nero é evidente. A suíte como um todo ficou mais fácil de usar e as várias partes que compõe o software se conectam de maneira a parecer que estamos usando um único software. Por exemplo, é possível selecionar várias fotos no Nero MediaHome (o software responsável por organizar fotos, músicas e vídeos) e clicar no botão "Gravar" para abrir um menu perguntando o que deseja fazer.

Ao escolher a opção desejada o usuário é levado para a janela de gravação dentro do próprio MediaHome onde pode gravar um "CD de Dados" ou "DVD de vídeo". Se preferir pode clicar no botão "Nero Vídeo" e automaticamente ele abrirá e importará os arquivos criando um filme com os efeitos de transição e áudio já inclusos. A partir daí é possível editar o vídeo ou salvá-lo.

Nero Vídeo
Já a edição de vídeos dentro do novo Nero melhorou bastante em relação à versões anteriores do software. Para quem não quer muita complicação na hora de criar filmes simples e slide shows o Nero Vídeo conta com uma interface mais simples chamada de "Edição Expressa". Se a ideia for ter mais controle sobre a criação basta clicar na aba "Edição Avançada". Há ainda um pacote (baixado separadamente) com efeitos, templates e menus chamado "Pacote de Conteúdo" capaz de dar ainda mais poder ao usuário na hora de finalizar sua obra-prima.

Nero Recode
Em tempos em que quase todo mundo possui seu próprio smartphone ou tablet o Nero Recode é um grande achado. Ele permite importar vídeos de DVDs e Blu-ray e convertê-lo para diversos formatos. Desde que, é claro, a mídia não esteja protegida contra cópia por DRM. Sem complicações o usuário pode escolher o formato de saída (iPhone, iPad, Playstation 3, TV, entre outros) sem precisar se preocupar com muitos detalhes.

Mas entre todos os recursos, o que achei mais interessante foi o que permite converter vídeos online e salvá-los no computador direto do navegador (só funciona com o Internet Explorer). Pena que a promessa não se cumpriu, pois por diversas vezes o computador ficou lento ao tentar usar o recurso, travando o programa e dando erro na codificação. Além disso é preciso esperar o vídeo carregar totalmente para que ele apareça no Nero Recode.

Nero MediaHome
Por sua vez o MediaHome facilita a organização do conteúdo multimídia armazenado no computador, permitindo inserir tags nas imagens. Um recurso bem interessante e que funciona muito bem é o "Rostos". Ele identifica rostos nas imagens e torna a tarefa de localizar imagens muito mais fácil. Para ser perfeito só faltava reconhecer os nomes das pessoas nas fotos (o que é impossível, claro).

Para os usuários do Windows 8 o Nero 2014 traz um ótimo player de DVD para ser usado no sistema, uma vez que o sistema operacional não traz o recurso incluso. O mesmo vale para o Blu-ray player, que tem interface amigável e fácil de usar. Há ainda tocador de música que pode ficar rodando enquanto navega-se pelas pastas do MediaHome. Se preferir o usuário pode usar o Nero MediaBrowser para localizar arquivos rapidamente no computador.

Nero Burning ROM e Nero Express
Os aplicativos para gravação de CD, DVD e Blu-Ray continuam imbatíveis. O Nero Express cumpre bem o seu papel e é ideal para usuários que não tem muita prática no assunto e só querem sair queimando suas músicas e filmes. Enquanto isso o Nero Burning ROM não faz feio e tem recursos excelentes. O destaque do programa é a tecnologia "SecurDisc 3.0". Ela garante a integridade dos arquivos nos discos de várias formas, oferecendo a possibilidade de gravar dados confidenciais protegidos por senha. Ela também oferece proteção contra a perda de dados por deterioração. Quem já passou pelo transtorno de perder fotos, músicas e outros dados sabe como o recurso pode ser útil.

Conclusão
Através do Nero 2014 os usuários domésticos têm acesso a recursos que facilitam a vida quando o assunto é a cópia e gravação de CDs, DVDs e Blu-ray. E ele vai muito além, já que o mesmo pode ser dito à respeito das ferramentas de edição, conversão e reprodução de vídeos, bem como dos utilitários de backup e recuperação de arquivos. Quem optar por usar o Nero 2014 Platinum poderá contar com aplicativos capazes de transformar seu computador num legítima central multimídia compartilhando fotos e músicas com outros dispositivos como smartphones, tablets e até consoles (graças ao servidor de mídia).

A interface do software é amigável, mas pode assustar um pouco de início. Depois de algumas horas de uso, porém, é fácil se localizar e aproveitar tudo o que o Nero 2014 Platinum oferece. Muitos dos recursos da suíte funcionam perfeitamente e podem ser usadas tranquilamente tanto por usuários avançados como por iniciantes.

Por outro lado para tirar partido de todo o potencial do software é preciso ter uma máquina potente. Mesmo usando um computador com 2 GB de RAM e processador Intel de 3.2 Ghz não escapei da lentidão e dos travamentos ao tentar realizar alguma tarefa mais pesada como converter vídeos direto da internet.

*Publicado em 19/09/2013 Yahoo BR Finanças

Comentários