Há quatro anos Steve Jobs começava uma revolução. Mais uma, aliás. Depois do Macintosh, do iMac, do iPod e do iPhone, o ex-CEO da Apple apresentava ao mundo o iPad. Depois de tentativas frustradas de outras empresas, tablet desenvolvido em Cupertino se tornaria um dos bens de consumo mais vendidos da história. O dispositivo, que hoje está em sua quinta geração, também é apontado como um dos precursores da era pós-PC. O seu sucesso inspirou várias empresas a se lançarem nesse mercado e um exército de clones rodando o sistema operacional Android surgiu no seu encalço.
Aproveitando o aniversário de 4 anos do anúncio feito por Steve Jobs, no dia 27 de Janeiro de 2010, listamos 10 curiosidades sobre o iPad:
1. Steve Jobs mentiu sobre os planos da Apple de fazer um tablet
Em 2003 Steve Jobs enganou o mundo ao afirmar que a Apple não tinha planos de lançar um tablet. Em entrevista ao jornalista Walt Mossberg ele disse o seguinte: "(...) Os tablets atraem os ricos que já tem um monte de outros PCs e aparelhos." Mas, enquanto isso a empresa já trabalhava no desenvolvimento de um dispositivo do gênero. Mais tarde, Jobs atribuiu a declaração a um distúrbio hormonal. Na verdade, ele estava apenas tentando despistar.2. O iPad nasceu antes mesmo do iPhone
Normalmente acredita-se que o iPad foi inventado depois do iPhone. Mas não foi isso o que aconteceu. A ideia de fazer um telefone surgiu enquanto a Apple trabalhava no desenvolvimento da tecnologia multitoque que seria empregada em seu futuro tablet. O fato do iPad ter sido lançado depois do iPhone é porque a tecnologia necessária não estava madura o bastante na época. O primeiro protótipo do aparelho (conhecido pelo número 035) era grande e desajeitado.3. Steve Jobs queria usar chips da Intel no iPad
Se dependesse de Jobs, o iPad teria sido fabricado usando processadores Atom da Intel em vez de basear o aparelho na arquitetura ARM. A Apple começava a adotar chips produzidos pela empresa em seus computadores. No entanto, a maioria dos engenheiros não achava uma boa ideia escolher a Intel por que a fabricante não estava acostumada a fabricar chips para aparelhos ligados na tomada. Tony Fadell, ninguém menos que o criador do iPod, foi um dos responsáveis por fazer Steve Jobs mudar de ideia.4. Jobs e Ive testaram 20 tamanhos de tela para o iPad
5. No início o iPad não agradou
Contrariando o que normalmente acontecia com produtos da Apple, o iPad não foi bem recebido na época do anúncio. Vários blogs e jornais importantes criticaram o aparelho e listaram seus principais defeitos. A falta de suporte ao Flash e ausência de portas USB estavam entre as principais falhas apontadas pelos "detratores". A impressão negativa, porém, se dissipou quando o tablet chegou ao mercado em Abril de 2010 e as vendas mostraram que Jobs acertara em cheio mais uma vez.6. O que você tem no seu iPad?
A mesma pergunta que surgira em torno do iPod, passou a ser formulada para o iPad: "O que você tem no seu iPad?" Até mesmo os assessores do presidente dos Estados Unidos, Brack Obama, entraram na brincadeira para mostrar que o governo era "tecnologicamente avançado". Entre os apps e conteúdos utilizados pelo alto escalão estavam o Bloomberg, Scrabble, Vanity Fair, temporadas do seriado Lost e o jogo Major League Baseball.7. O iPad foi inspirado no Dynabook, de Alan Kay
O certo é que a ideia de um tablet simples e fácil de usar já existia muito antes da criação do iPad. Mas pode-se dizer que o tablet da Apple é a encarnação do "Dynabook", que o cientista Alan Kay, um dos visionários do XEROX Parc, imaginara nos anos 70. Durante o lançamento do iPhone em 2007, Steve Jobs perguntou-lhe o que achava do smartphone. A resposta foi profética: "Faça a tela com 5 por 8 polegadas e você dominará o mundo." Kay nem imaginava, mas Jobs já estava fazendo isso.8. Antes do iPad a Apple queria fazer um netbook
Em 2004 a Apple registrou a patente D5048889. Os desenhos mostravam um homem segurando um computador sem teclado com a mão esquerda enquanto tocava a tela com a mão direita. Familiar, não? No entanto, em 2007 a Steve Jobs estava determinado a desenvolver um netbook de baixo custo. Jony Ive, durante uma reunião de discussões com a equipe executiva que eram realizadas às segundas-feiras, deu uma ideia melhor: "Vamos por o teclado na tela usando a interface multitoque". Jobs não só concordou com ele como deu sinal verde para retomar o projeto do tablet.9. O iPad foi comparado a um absorvente gigante
No dia do anúncio oficial o iPad sofreu com uma avalanche de críticas. Conforme já falamos no item 5, a blogosfera e os sites especializados detonaram o tablet. Nem o nome agradou. Tanto que a hashtag #iTampon, que fazia alusão a absorventes femininos, ficou em terceiro lugar na lista de assuntos mais falados (Trending Topics) do Twitter naquele dia. Jobs, claro, ficou extremamente irritado e deprimido com todo o falatório.10. Números grandiosos
Lançado em Abril de 2010, em apenas 1 mês o iPad vendeu 1 milhão de iPads. Os números impressionantes são a marca do tablet, considerado um dos produtos de consumo com o lançamento mais bem-sucedido da história. No ano seguinte a Apple já tinha vendido 25 milhões de unidades do aparelho. Ainda em 2011 as vendas chegariam a 63 milhões de unidades, de acordo com a empresa Canalys, superando as entregas de netbooks no mercado. Esses números podem ter sido decisivos para o fracasso dos netbooks e a criação de um mercado de tablets.*Matéria publicado em 31/01/2014 no Yahoo BR Finanças
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