Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

5 melhores softwares open source

5 Alternativas gratuitas aos principais softwares do mercadoMicrosoft Office, Adobe Photoshop, Corel Draw, Windows 8. Quando o assunto são os melhores softwares para computadores os principais nomes que vem à mente são justamente os mais famosos do mercado. Os programas acima, porém, são pagos e muita gente prefere usar as versões piratas dos mesmos compradas em camelôs ou baixadas ilegalmente da internet. Para ser mais exato, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) aponta que a taxa de pirataria no Brasil é de 53%. Ainda que seja a menor entre os países emergentes como Rússia, Índia e México.

E se para o usuário doméstico o uso de programas piratas pode ser um risco à segurança, para empresas há outras questões envolvidas. O uso de software ilegal pode ser considerado como uma forma de concorrência desleal, pois a prática se enquadra na "utilização de qualquer tipo de vantagem obtida ilegalmente por uma empresa para reduzir seus custos operacionais ou aumentar suas margens", de acordo com o site "Empreendedor Legal".

Por outro lado quem deseja instalar programas para seu notebookultrabook ou desktop pode contar com opções grátis que, na maioria das vezes, possuem recursos semelhantes aos produzidos por desenvolvedoras famosas como Microsoft e Adobe, por exemplo. A seguir listamos alguns softwares alternativos disponíveis para download gratuitos para casa ou escritório.

Linux Ubuntu

Alternativa gratuita ao Windows 8 
O Linux é um sistema operacional baseado no Unix criado pelo finlandês Linus Torvals que pode ser instalado em quase todos os computadores do mercado. Ele é gratuito e tem código-fonte aberto. Por isso empresas podem modificá-lo e distribui-lo à vontade. Entre as distribuições mais populares do mundo está o Ubuntu, que é desenvolvido pela Canonical. O download do sistema pode ser feito na página oficial da Comunidade Ubuntu Brasil. Lá também é possível encontrar toda a informação necessária para a instalação do sistema.

LibreOffice 4.1x 

Alternativa gratuita ao Microsoft Office 
Entre as suítes de programas para escritório o Office é o grande matador. Mas quem quer usar um pacote de programas gratuito e cheio de recursos, o LibreOffice é a melhor alternativa. Além de ser gratuito a suíte possui ferramentas para edição de documentos de texto, planilhas, apresentações, banco de dados e desenho que são excelentes alternativas ao Word, Excel, Access e Power Point. O software possui versões em português para o sistema operacional Windows, Linux e Mac OS X. O download pode ser feito diretamente na página do projeto.

Gimp

Alternativa gratuita ao Photoshop 
O Adobe Photoshop é o editor de imagens mais usado no mundo. Tanto isso é verdade que seu nome virou sinônimo para manipulação de fotografias. No entanto, quem não pode pagar pela cara licença do software pode usar uma alternativa bastante completa e gratuita: o Gimp. Assim como o LibreOffice trata-se de um programa open source criado para o Linux, mas que também possui versões para Windows (embora não oficialmente). O download pode ser feito na página oficial do software.

Inkscape

Alternativa ao Adobe Illustrator e Corel Draw 
O Inkscape é outro programa que não deixa à desejar em comparação aos principais nomes do mercado. Open source e gratuito ele se apresenta com uma alternativa decente aos programas de desenhos vetoriais como Illustrator e Corel Draw. Talvez não seja tão completo quanto seus congêneres pagos, mas cumpre bem o papel de substituindo-os na criação de ilustrações e trabalhos mais simples. Ele possui versões para Linux, Windows e Mac OS X. O download pode ser feito no site oficial.

Lazarus

Alternativa ao Delphi XE 
Para programadores ferramentas de desenvolvimento costumam ter licenças muito caras. Para os programadores da linguagem Pascal uma alternativa poderosa e gratuita ao Delphi chama-se Lazarus. A ferramente possui uma IDE muito semelhante ao de seu irmão comercial e ainda tem a vantagem de ser compatível com várias plataformas como Windows, Linux e Mac OS X. Versões mais recente do software também permite desenvolver aplicativos para iOS e Android.

Comentários