Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Lazarus – crie programas gratuitamente para Windows e Linux

IDE Lazarus Windows 8Outro dia eu li na internet que não saber programar é o novo analfabetismo. Não sei se é verdade, mas o fato é que é impossível negar que vivemos em outros tempos. Saber ler, escrever e falar inglês já não é suficiente para se conseguir um bom emprego hoje em dia. Essa é uma habilidade essencial. Ou seja, estamos em outro patamar. O domínio de ferramentas de programação agora são apontadas como um diferencial na carreira.

E, infelizmente, para muita gente, programação é um bicho de sete cabeças. Mas qualquer pessoa com um computador e uma conexão decente à internet pode obter as informações necessárias para aprender programação. Ferramentas gratuitas é o que não faltam. Entre elas eu destaco o “Lazarus”.  Trata-se de um projeto open-source em constante evolução que, recentemente, chegou à sua versão 1.0 e que evolui a cada dia que passa.

De acordo com os seus desenvolvedores o “Lazarus é uma IDE para criar aplicações gráficas e console com o Free Pascal. Free Pascal é um compilador Pascal e Object Pascal que roda em Windows, Linux, Mac OS X, FreeBSD e mais.” Basicamente, essa IDE pode ser descrita como um clone do Delphi.

No entanto, o Delphi, que é baseado na linguagem “Object Pascal” tem licenças muito caras. Já o Lazarus é totalmente gratuito, e permite criar programas não só para Windows como também para Linux. O mesmo código usado para criar um programa numa plataforma só precisa ser recompilado para rodar em outra.

O interessante do Lazarus é a interface e a linguagem quase idêntica à usada pelo Delphi. Isso torna a migração de uma software para o outro muito simples. Já o lado negativo é a limitação em relação  ao seu concorrente comercial. Embora esteja em constante evolução o Lazarus não tem todos os recursos do Delphi.

De qualquer modo, para quem está pensando em inciar no mundo da programação, o Lazarus é uma boa alternativa. Para quem quiser se aventurar é só arregaçar as mangas e procurar informações na internet. O legal é que pode-se usar boa parte do material disponível (e também os exemplos de código) do Delphi no desenvolvimento de programas no Lazarus.

O download do Lazarus para Mac OS X, Windows XP, 7 ou Windows 8 /10/11 pode ser feito na página oficial do projeto. Quem usa o Linux pode encontrar o programa no repositório oficial da sua distribuição. No caso de usuários do Ubuntu, porém, é preciso estar atento, pois a versão disponível na Central de Software está desatualizada. Nesse caso o melhor é baixar os pacotes direto do site do Lazarus (não esquecendo de baixar também os pacotes do Free Pascal).

Comentários