Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Qual tablet é o melhor: iPad ou Galaxy Tab?

Quando resolvi escrever essa matéria, comparando o iPad e o Galaxy Tab, já haviam notícias de que o tablet da Apple já estava em falta em algumas lojas do varejo. Há informações de que apenas 50 mil iPads teriam sido distribuídos no comércio brasileiro. O número é considerado insuficiente para a demanda. Assim como foram os 74 mil iPhone 4 recebidos em Setembro. Independente disso, minha intenção é traçar um pequeno panorama e ajudar os leitores do blog a decidir qual tablet é o melhor, o Galaxy Tab ou iPad.

Como ainda não posso fazer um teste com os dois tablets ao vivo e à cores, me baseio em informações coletadas na Internet para dar a minha opinião. E baseado nesses dados coletados, parece que o Galaxy Tab é uma opção melhor para quem procura um produto mais profissional. A verdade é que o iPad mais parece um grande brinquedo, voltado para a multimídia e para os jogos. Enfim o Galaxy Tab é mais completo.
iPad x Galaxy Tab

Galaxy Tab: smartphone de tela grande

O fato é que o Samsung Galaxy Tab é um smartphone com tela maior. Ao contrário do iPad, ele conta com a opção de realizar chamadas. Já o iPad o máximo que permite é usar o Skype ou outro aplicativo semelhante para fazer o mesmo. Mas com a péssima qualidade da conexão de internet 3G no nosso país, duvido que essa seja uma opção a ser considerada.

Câmeras: vantagem do Galaxy Tab

Outro ponto a ser considerado pelo leitor é a questão das câmeras. O iPad não tem nenhuma. Enquanto que o Galaxy Tab vem com duas. A frontal tem 1.3 MP e a traseira, 3 MP. Verdade que, dada a precariedade das conexões, a câmera dianteira raramente poderá ser utilizada. Mas as desvantagens do iPad frente ao Galaxy Tab não param por aí. O tablet da Samsung, assim como o seu irmão menor, o Galaxy S, já vem com TV digital integrada no padrão brasileiro, aberta e gratuita  Já para assistir TV no iPad somente se for via streaming.

Aplicativos: calcanhar de aquiles do Android

Falando na questão dos aplicativos é claro que a Apple e o iPad levam vantagem. São mais de 350 mil aplicativos para iPad, iPod Touch e iPhone à disposição. Mas não podemos esquecer que muitos jogos não foram criados para o iPad, mas sim para o iPhone. Nesse caso, o Galaxy Tab também fica e desvantagem. Apesar da grande quantidade de aplicativos, cerca de 100 mil, a maioria foi feita para smartphones e o Android que roda no Galaxy tab não foi otimizado para tablets. Mas parece que isso não precisa ser um problema.

Problema mesmo para  o Galaxy Tab pode ser a presença de aplicativos com malware e código malicioso no Android Market  (agora Google Play), já que os aplicativos feitos para o SO Android não passam pelo crivo e não precisam de aprovação do Google. Por outro lado muita gente considera um problema depender de uma única fonte de aplicativos como é o caso da App Store.

iPad: sem Flash, mas com mais bateria

Além disso não podemos esquecer que a Apple ignora a Adobe e se recusa a incluir suporte ao Flash em seu tablet. Por sua vez o Samsung Galaxy Tab não sofre desse mal, e já vem com a última versão do Flash instalada, o que dá acesso à milhões de sites que contam com a tecnologia. E talvez isso explique por que o iPad tem maior autonomia de bateria mesmo tendo uma tela maior. Enquanto o iPad pode ficar até 10 horas longe da tomada, o Galaxy Tab aguenta apenas 7 horas.

O iPad tem muitas outras desvantagens em relação ao Galaxy Tab. Apesar de ser vendido apenas em uma versão com 16 GB de memória, o Galaxy Tab pode ser expandido com a ajuda de um cartão de memória. O iPad por sua vez é vendido em várias versões e quem optar pela versão mais barata, sem 3G, não tem como ampliar a memória depois.

Entrada USB: o iPad não tem

Outro defeito do iPad é a falta de conexão USB, ao contrário do seu concorrente. Para conectar o iPad à um PC é preciso usar o cabo que acompanha o produto, instalar o iTunes e fazer a sincronização dos dados. Não é possível usar o iPad como um pendrive como se faz com dispositivos Android.

Ambos os tablets tem bluetooth, e podem se comunicar com outros dispositivos. No entanto o iPad só se comunica com outros aparelhos se eles forem da Apple. Ou seja, a conexão bluetooth do iPad é muito restrita. O que não acontece com o Galaxy Tab.

Galaxy Tab: tela pequena pode ser problema

Mas para não dizer que o Galaxy Tab só tem vantagens em relação ao iPad, há questão do tamanho. Embora o peso menor do tablet da Samsung possa ser uma vantagem, a tela menor pode dificultar a realização de algumas tarefas relacionadas à digitação de textos, já que ele não tem teclado físico. Nesse ponto, a tela do iPad é bem espaçosa e parece ser mais fácil se adaptar à ela.

Conclusão

Enfim, para mim não resta dúvida de que o Galaxy Tab é a melhor opção para quem quer um tablet profissional, voltado para o uso no dia-a-dia. O iPad, apesar de seus grandes recursos, pode ser considerado um brinquedo, capaz de exibir vídeos, tocar música e rodar jogos. Embora muita gente por aí tenha encontrado todo tipo de utilidade para ele.

É isso aí. Espero que tenham gostado da matéria.

Comentários

  1. A matéria foi bem legal, principalmente para quem quer adquirir um tablet e não dispõe de muitas informações agrupadas num só lugar. Eu já me decidi pelo Galaxy Tab, porém está esgotado no mercado. Nenhuma loja nem operadoras (Vivo, Tim, Claro e Oi) tem o produto. Simplesmente evaporou. Acredito que a Samsung não esperava vendar tanto aqui no Brasil. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.