A Microsoft apresentou a nova versão do seu navegador para web durante a conferência BUILD 2015. Antes chamado Project Spartan, o sucessor do Internet Explorer, virá com o Windows 10 e se chamará Microsoft Edge. O nome é uma referência á interface do software, praticamente desprovido de bordas. A previsão é que o navegador esteja presente em qualquer dispositivo que rode o novo Windows 10 na forma de um aplicativo universal.
Além da interface redesenhada, o Microsoft Edge conta várias novidades. Uma delas é a integração com o assistente pessoal Cortana. Com isso a aba nova guia, por exemplo, trará sugestões de sites e aplicativos baseado nas informações obtidas pelo assistente. Outro recurso incluído no Edge será a possibilidade de fazer anotações nas páginas visitadas.
Outra novidade no navegador, que não deverá substituir o Internet Explorer, é o suporte às extensões como já acontece hoje com o Google Chrome. Estas, por sua vez, poderão rodar no browser com algumas modificações por parte dos desenvolvedores.
A chegada do browser da Microsoft pode reacender a briga do passado, quando a hegemonia dos navegadores de internet estava nas mãos do Internet Explorer e do Netscape. Hoje, claro, muita coisa mudou. O Edge não virá integrado ao Windows, e é muito mais fácil trocar o browser padrão por outro.
Sem falar que as alternativas são muito mais variadas. Por exemplo, temos o Opera, Opera GX, Safari, Firefox, Brave e muitos outros. Não será fácil para a Microsoft vencer essa guerra, mesmo tendo o ecossistema do Windows em sua mão. As pessoas sabem que não precisam mais ficar presas a um só produto e podem escolher outro a qualquer momento.
Ao contrário de anos atrás, quando era praticamente impossível remover o IE do sistema. A questão, inclusive virou motivo de dor de cabeça para a gigante americana de tecnologia e no final das contas a justiça dos EUA obrigou a empresa a separar o Internet Explorer do SO. Esse foi um dos maiores problemas enfrentados em sua história.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.